27 de agosto de 2019

2º Prêmio BNDES de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais


O 2º Prêmio BNDES de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais foi lançado na quinta-feira, 23 de maio, às 16h, na Marina da Glória, como parte do Green Rio.

O Prêmio BNDES SATs é uma iniciativa do BNDES em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

O objeto da premiação é reconhecer boas práticas de salvaguarda e conservação dinâmica de bens culturais e imateriais associados à agrobiodiversidade e à sociobiodiversidade presentes nos Sistemas Agrícolas Tradicionais no Brasil. Serão consideradas boas práticas as ações que tenham sido bem-sucedidas, tanto na sua execução quanto em seus resultados, e que mereçam divulgação e reconhecimento público.

Os sistemas agrícolas de povos indígenas e comunidades tradicionais são parte importante da dinâmica econômica de diversas regiões do país e sua manutenção está vinculada aos saberes ancestrais dessas populações, patrimônios culturais que guardam modos únicos de preservação da agrobiodiversidade.

Sobre a seleção

Quem pode se candidatar

Podem concorrer ao Prêmio BNDES SATs instituições de direito privado, sem fins lucrativos, com existência mínima de 02 (dois) anos, contados da data de publicação do Edital e comprovada composição ou parceria com as comunidades detentoras dos SATs.

Valor previsto

Serão premiadas até 10 ações de boas práticas de SATs no Brasil já realizadas, ou com etapas concluídas. Os três primeiros colocados receberão o valor bruto de R$ 70 mil, e os demais o valor de R$ 50 mil. 

Inscrições e edital

 As inscrições para o prêmio estarão abertas de 10 de junho a 31 de outubro de 2019. 

Confira o edital e anexos:

Edital  - (PDF - 469 KB)

Anexo I - Formulário de inscrição (DOCX - 352 KB)

Anexo II - Termo de anuência do(s) grupo(s) social(ais)/comunidade(s) do SAT (DOCX - 316 KB)

Anexo III - Material comprobatório da ação de salvaguarda e conservação dinâmica do SAT (DOCX - 299 KB)

Anexo IV - Informações sobre a entidade proponente (DOCX - 306 KB)

Anexo V - Termo de compromisso para premiados (DOCX - 310 KB)

Anexo VI - Lista de verificação (check list de documentos) (DOCX - 304 KB)

Anexo VII - Formulário para a fase de recursos (DOCX - 298 KB)

Realização 

     

Parceiros

Veja também

Conheça os vencedores da 1° Edição do Prêmio

Nenhum comentário:

Postar um comentário