30 de junho de 2019

O Memorial Rondon recebe a Neta do Marechal Rondon Elisabeth Rondon para Roda de Conversa


Neste sábado dia 29 de julho de 2019, as 14 horas,   foi   realizada a Roda de Conversa entre a comunidade e uma neta do Marechal Rondon, Elisabeth A. Rondon Amarante no Memorial no Distrito de Mimoso no Município de Santo Antônio do Leverger em Mato Grosso.

Elisabeth veio diretamente  do Rio de Janeiro,  para uma visitação turística no Memoria que está aberto para visitação desde o dia 04 de  marco deste ano.

Ela ficou feliz com a notícia sobre o Memorial e foi visitá-lo e propôs este diálogo com a comunidade, familiares e amigos de Rondon, apresentou significativas contribuições para o Projeto de Memoria de Rondon , Elisabeth veio acompanhada de seus sobrinhos Daniel e Pedro.

A  Roda de conversa foi  realizada pela Associação de Familiares e  Amigos de Rondon Sala de Memoria Rondon no Memorial Rondon no Distrito de  Mimoso.

O evento contou com o apoio da Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso, prefeitura municipal e câmara de Santo Antônio do Leverger.

Assuntos do evento:

Roda de Conversa com familiares de Rondon, Amigos, Mimoseanos e convidados

Foi aberta inscrições  para novos sócios na associação, planejamento das atividades da Sala de Memória (2019_2020) e discussão de propostas de recursos para  o funcionamento da Sala de Memória, a criação da Rede Memória Pantanal.

O Memorial Rondon fica localizado no Distrito de Mimoso, Município de Santo Antônio do Leverger, no Estado de Mato Grosso, Brasil.
Está à 110 km de CUIABÁ-MT no PANTANAL.

Nesta localidade (Distrito de Mimoso) a 154 anos nasceu o Mal. Cândido Rondon que hoje é reconhecido Nacionalmente e Internacionalmente pelos seus feitos no Exército Brasileiro, nas comunicações, no contato e educação de índios.

Numa fase de transição até que se tenha uma gestão definitiva, a Secretaria Adjunta de Turismo - Seadtur com o apoio da prefeitura de Santo Antônio do Leverger e Câmara Municipal e comunidade (Associação Amigos de Rondon)  estão mantendo funcionários para garantir  a visitação  no Memorial todos os dias.

A Gestão no momento  está sendo emergencial e compartilhada entre setor público, privado e comunidade.

A Secretaria de Estado de Cultura montou um acervo de exposição com fotos antigas  históricas e contemporâneas alusivas ao Marechal Rondon.

Atualmente tem uma Feira de Artesanato e Produtos da Agricultura Familiar que funciona aos sábados e domingos.

A Sala de Memória de Rondon fica aberta a semana toda.

O Cine Rondon funciona aos sábados e domingos.

Os gestores do  Memorial   tem uma agenda de eventos catalizadores de turistas para todo ano de 2019, visando o uso e ocupação do local, desta vez será a Roda de Conversa.

Enfim o Memorial Rondon está aberto para visitação turística a semana toda das 8 as 18 hs.

 Fábio Elvis
Fabio está no plantão desse final de semana seguindo a escala de funcionários da Seadtur no Memorial

Convidada especial para Roda de Conversa: Elisabeth A. Rondon Amarante, neta do Marechal Rondon. Apresentou significativas contribuições.
Acompanhada pelos sobrinhos Daniel e Pedro, além de vários parentes de Mimoso.👏🏽👏🏽
Neta de Rondon no Memorial Rondon em Mimoso


Neta de Rondon no Memorial Rondon em Mimoso sábado


Roda de Conversa em Mimoso no Memorial Rondon em Mimoso com a Neta de Rondon.



Texto: 
Geraldo Lúcio
Fotos tiradas pelo nosso amigo Fábio Elvis

Um comentário:

  1. Olá Geraldo,
    Gostaria de fazer algumas observações para que não haja confusão entre as associações porque existem duas no Mt com nomes parecidos. O evento foi realizado pela ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DA SALA DE MEMÓRIA RONDON E FAMILIARES e, ainda a exposição está aberta somente aos sábados e domingos, porque esta sendo mantida em funcionamento por voluntários. Então a exposição está na SALA DE MEMORIA RONDON E FAMILIARES, mas, tem no Memorial também A MOSTRA DE FOTOGRAFIAS "CAMINHOS DE RONDON" aberta ao público todos os dias da semana.

    ResponderExcluir