19 de maio de 2019

TURISMO GASTRONÔMICO DO BRASIL AUTÊNTICO ? AINDA TEMOS MUITO A FAZER

 A OMT realizou esse mês mais uma edição do Fórum Mundial de Turismo Gastronômico. Tenho defendido e aprendido com o Movimento Internacional Slow Food, a gastronomia e especialmente a ecogastronomia(Carlo Petrini) como um elemento de fundamental importância para revelarmos ao mundo o Brasil Autêntico. Ou seja o Brasil da pluralidade de povos, comunidades e suas culturas, desde os povos originários (ou indígenas) os povos fruto da diáspora africana, assim como dos migrantes que moldaram também a história Pindorâmica. A gastronomia também é um elemento fundante da cultura camponesa conforme Tardin, como eu e Revecca Tapie estudamos nesse artigo (http://turismoporummundomelhor.blogspot.com/2018/09/turismo-comunitario-e-ecogastronomia.html).  Esses ecogastrônomos e ecogastrônomas estão nos territórios, para muito além das zonas e regiões turísticas convencionais, estão também nas comunidades locais, especialmente rurais, ribeirinhas, extrativistas, para muito além dos restaurantes urbanos engajados no movimento. E para que haja um turismo gastronômico amplo como política pública no Brasil é preciso que todos os níveis de governo vejam, ouçam e contemplem a sociedade civil nesse processo. E quase sempre isso não ocorre.

   Repasso abaixo o comunicado do evento da OMT e o link das suas conclusões: http://cf.cdn.unwto.org/sites/all/files/pdf/5_key_takeaways.pdf .Peço que olhem especialmente a conclusão número cinco e vejam que a própria OMT reconhece o território e as comunidades locais como protagonistas: "...Geração de valor para todos os agentes implicados no desenvolvimento do turismo gastronômico nos territórios e especialmente nas comunidades locais...".

        O projeto slow food travel Brasil que estamos construindo no Movimento Slow Food pode representar um diferencial grande no turismo gastronômico do Brasil Autêntico, que nos apoiem como um grande projeto de pesquisa e extensão. Vamos Brasil ? Vamos Bahia ? Vamos Salvador ?

Comunicado de imprensa

Madri (Espanha), 2 de maio de 2019 PR nº 19030

A criação de emprego e o empreendedorismo ocupam um lugar central no Fórum Mundial de Turismo sobre Alimentos da UNWTO. Cerca de 500 participantes de 90 países estiveram presentes no 5º Fórum Mundial Gastronômico Turismo OMT, na cidade espanhola de San Sebastian (2-3 de Maio), realizada no Basque Culinary Centro (BCC). A edição deste ano centra-se na contribuição do turismo gastronômico para a criação de emprego e a promoção do empreendedorismo.

O Fórum Mundial de Turismo Gastronômico da UNWTO realiza-se desde 2015, abordando questões fundamentais na promoção desta área turística específica, juntamente com os seus benefícios para destinos e comunidades. Organizado pela Organização Mundial do Turismo (UNWTO) e o BCC, este evento é realizado a cada dois anos.

O Fórum foi criado para promover a troca de experiências entre especialistas em turismo e gastronomia, identificar boas práticas e promover o turismo gastronômico como fator de desenvolvimento dos países.

Depois de duas edições em San Sebastián (2015 e 2017), uma no Peru (2016) e uma na Tailândia (2018), este fórum retorna ao seu lugar de origem, firmemente estabelecida e apoio institucional em todos os níveis de governo: o Ministério indústria, Comércio e Turismo da Espanha, o Departamento de Turismo, Comércio e Consumo do Governo Basco, e do Departamento de Cultura, Turismo, Juventude e Desporto do Conselho Provincial de Gipuzkoa e da cidade de San Sebastian.

A criação de emprego e a promoção do empreendedorismo são os temas centrais desta edição, em consonância com o foco especial da UNWO em educação, qualificação e emprego ao longo de 2019. Como uma agência das Nações Unidas para promover o Turismo para o desenvolvimento sustentável, a UNWTO coloca o turismo na Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Global Food Tourism Forum deste ano está diretamente ligado ao ODS 8, que promove "crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos".

Neste contexto, entre as questões abordadas durante os dois dias do encontro estão a estrutura política para o desenvolvimento do turismo gastronômico e sua capacidade de criar emprego e promover o empreendedorismo, juntamente com habilidades futuras ou formas de apoiar o empreendedorismo. PME e empresários do turismo gastronômico. As sessões de debate são complementadas por visitas técnicas no País Basco a destinos onde são mostrados os tópicos discutidos no fórum e que dão aos participantes a oportunidade de se envolverem ativamente, relacionarem-se e colocarem ideias em comum.

Zurab Pololikashvili, Secretário Geral da OMC, afirma: "O turismo gastronômico é uma oportunidade para promover o crescimento econômico local e lutar contra o despovoamento. É uma maneira de envolver muitas camadas sociais no desenvolvimento. O amplo espectro do turismo gastronômico faz dele um aliado da inclusão social. Tem um potencial especial para capacitar economicamente os grupos mais vulneráveis, como mulheres, jovens ou comunidades indígenas e rurais ".

O diretor do Centro Culinário Basco, Joxe Mari Aizega, ressaltou a importância de formar adequadamente os profissionais e desenvolver as habilidades necessárias, além de atrair e reter talentos. Este é um desafio fundamental, considerando que "a gastronomia se tornou um setor estratégico para muitos países, contribuindo para a geração de riqueza e emprego, criando valor em todos os níveis e promovendo países e destinos".

Por ocasião do fórum, os finalistas da primeira competição da OMT Start-up do Turismo Gastronômico irá apresentar os seus projectos (Dinify da República Checa; Bitemojo de Israel ARB Itália; Ginkan Japão; Arthylen da Espanha) para ser Tome uma decisão final sobre o vencedor.

Esta edição constitui o marco para apresentar as Diretrizes para o desenvolvimento do turismo gastronômico da UNWTO e da BCC.

O 6º Fórum Mundial de Turismo Gastronômico será realizado em Bruges (Bélgica), de 1º a 3 de junho de 2020.

Departamento de Comunicação da OMC

Tel .: (+34) 91 567 8100 / Fax: +34 91 567 8218 / comm@unwto.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário