4 de maio de 2019

Secretaria Adjunta de Turismo - MT , SEADTUR participa de evento em Mimoso em Comemoração aos 154 nos de nascimento do Mal. Cândido Rondon



Hoje, dia 04 de maio de 2019, no Distrito de Mimoso, no município de Santo Antônio do Leverger, foi realizado uma ação cívica por antecipação em comemoração ao dia do nascimento do Marechal Candido Rondon. 

O Evento aconteceu nas dependências do Memorial Rondon, que foi preparado pela Secretaria Adjunta de Turismo e pela Secretaria de Cultura do Estado com a instalação e montagem de uma exposição com painéis e fotografias alusivas às obras e trabalhos do Marechal Candido Rondon e matérias contemporâneos, segundo o Sr. Jeffersom Presa Moreno, Secretario Adjunto de Turismo este acervo e exposição irão permanecer no Memorial, uma vez que o mesmo ficará aberto ao público. 

Jefferson diz que no primeiro momento firmou uma parceira com a prefeitura municipal de Santo Antônio que disponibilizou servidores para manterem o memorial aberto durante o dia e com segurança durante a noite, o próximo passo será um diálogo com a comunidade através das associações: da comunidade e amigos de Rondon, além da escola local e outras representações e possíveis apoiadores para outras parcerias que viabilizem o funcionamento do Memorial. 

O Governo está elaborando um processo legal de gestão para o Memorial, até que fique pronto vamos tocando com a criatividade e esforços que temos no momento, mas garante o Memorial desta vez não fechará. 

Com relação ao aniversário de Rondon, será amanhã dia 05 de maio, esta é a data correta, em que o Brasil celebra também o Dia Nacional das Comunicações, escolhida em homenagem ao nascimento de Cândido Mariano da Silva Rondon, uma das principais figuras da difusão dos sistemas de comunicação no Brasil, considerado o patrono das comunicações do país. 

O evento em Mimoso contou com a participação do comando maior do Exército Brasileiro que por ocasião das celebrações cívicas fez através do discurso do comandante presente a exaltação da figura de Rondon, que ultrapassou as fronteiras do Brasil. 

Desde 1890, Rondon dedicou-se a essas atividades por muitos anos, instalando milhares de km de linhas telegráficas, paralelamente ao reconhecimento de fronteiras e à exploração de regiões em grande parte desconhecidas, realizando uma série de expedições que se celebrizaram com o nome genérico de "Comissão Rondon". 

Ao longo desse trabalho, Rondon definiu traçados cartográficos, fez contato com numerosas tribos indígenas e realizou estudos etnográficos, bem como observações geológicas e botânicas de valor inestimável. 

Foi o primeiro diretor do Serviço de Proteção aos Índios, criado em 1910. Estudioso dos costumes dos indígenas, procurava manter com eles contatos pacíficos, notabilizando-se por sua doutrina humanitária e pacifista, que enfatizava o respeito pela cultura indígena e pela dignidade do silvícola. 

Seu nome foi dado em 1956 ao território por onde passou em missão científica em 1909, hoje estado de Rondônia. O Congresso Nacional conferiu-lhe as honras de Marechal do Exército em 1955. 

Houve uma formatura de soldados do exército que desfilaram para o dispositivo de autoridades ao som de músicas executadas pela da Banda. 

A câmara municipal do município de Santo Antônio do Leverger realizou uma seção legislativa especial com a entrega da Comenda Rondon para várias pessoas com reconhecimento aos trabalhos prestados no desenvolvimento do município sobre tudo valorizando a figura de Rondon. 

Representando o Governador do Estado de Mato Grosso, estiveram presentes vários secretários: Jefferson Presa Moreno, Secretário Adjunto de Adjunto de Turismo, Marcelo Padeiro Secretário da Sinfra, Carlos Brito que por sua vez fez um discurso em nome do Governador Mauro Mendes e ao exaltar o Marechal Candido Rondon, frisou que o seu nome está registrado em letras de ouro no Livro da Sociedade de Geografia de Nova Iorque, como o explorador que penetrou mais profundamente em terras tropicais. 

O Prefeito de Santo Antônio do Leverger, Valdirzinho, disse que este evento serve para celebrar e preservar a memória do Mal. Rondon , um mimosiano e mato-grossense dedicado sendo engenheiro de formação militar de carreira e sertanista por vocação, Cândido Rondon que aqui se comemora o 1º. aniversário do início de suas atividades de exploração geográfica e implantação de linhas telegráficas em longínquas regiões, integrando-se ao restante do país, finalisa fazendo os seus comprimentos a todos os presentes. 

A secção da câmara foi encerrada, no momento em que o presidente da câmara convidou as autoridades para um almoço com churrasco ao som de uma banda local. 

Obs: 
O Memorial Rondon fica localizado no Distrito de Mimoso, Municipio de Santo Antônio do Leverger, no Estado de Mato Grosso, Brasil. Está à 110 km de CUIABÁ-MT no PANTANAL.  Nesta localidade (Mimoso)  a 154 anos nasceu o Mal. Candido Rondon, que hoje é reconhecido Nacionalmente e Internacionalmente pelos seus feitos.



Textos e fotos: Geraldo Lúcio 


Nenhum comentário:

Postar um comentário