19 de maio de 2019

Amigas criam aplicativo de transporte só para mulheres em Cuiabá



Empresárias dizem que ideia surgiu para atender "grito de socorro" das cuiabanas

Alair Ribeiro/MidiaNews

Neuza Gimenez é uma das motoristas do aplicativo Donna Car

BIANCA FUJIMORI

DA REDAÇÃO

Há apenas dois meses, as empreendedoras Flávia Fernanda Campos, de 34 anos, e Simone Cristina Silva, de 37 anos, lançaram uma plataforma de transporte apenas com motoristas mulheres para atender outras mulheres e crianças desacompanhadas.

 

O aplicativo "Donna Car" surgiu de uma necessidade das criadoras. Flávia conta que, ano passado, ela passou por uma situação aterrorizante com um motorista de um aplicativo.

 

Ela relembra que saia muito tarde do trabalho e sempre pedia por carros da plataforma para ir embora. Um dia, ela entrou em um veículo, na Avenida do CPA, e o motorista ficou rodando com ela pela cidade durante duas horas.

 

A empresária diz que precisou ligar para um amigo, lotado no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), para ajudá-la.

 

“O motorista ficou rodando comigo por cerca de duas horas, acho que criando coragem para fazer alguma coisa. Meu amigo foi e me resgatou. O cara tinha sido procurado”, relatou.

 

A partir daí, surgiu a ideia de criar um aplicativo seguro para mulheres. Em apenas uma conversa, as amigas já tinham quase todo o projeto estruturado.

Alair Ribeiro/MidiaNews

As empreendedoras Simone Cristina Silva e Flávia Fernanda Campos apostam na proposta de trazer segurança para mulheres

 

Além da própria experiência negativa, Flávia também buscou atender uma demanda das mulheres da Capital. Crianças desacompanhadas, de 5 a 14 anos, independente de gênero, também são contempladas pelo aplicativo.

 

“É praticamente para atender um grito de socorro da mulherada cuiabana”, disse Simone.

 

Segundo Simone, a principal preocupação das mulheres é em andar com motoristas homens que não as respeitam.

 

“Hoje, o que as mulheres reclamam muito é a forma de o motorista falar, de ficar perguntando demais, dando aquelas olhadas indiscretas pelo retrovisor ou, às vezes, ele pega um caminho e não comunica e a pessoa já fica meio assustada”, declarou. 

 

Empoderamento

 

Além da segurança para as passageiras, as empreendedoras também promovem o empoderamento e a independência financeira de suas motoristas.

 

De acordo com as amigas, o lema da empresa - “juntas somos mais fortes”  é justamente para reforçar esse apoio entre mulheres.

 

“Vamos dar a mão para uma mulher que está desempregada. Vamos ajudar, ser independente financeiramente”, afirmou Flávia.

 

Por conta disso, o Donna Car cobra uma taxa inferior ao do mercado, sendo descontado apenas 17% de cada viagem. Além disso, o valor mínimo que a motorista recebe por uma corrida é de R$ 6,83, mais que o dobro que o aplicativo concorrente paga, que é de R$ 3,75.

 

“É a possibilidade de a mulher trabalhar também no transporte ganhando mais e tendo mais tempo. A gente sabe que a mulher sempre tem que trabalhar fora e trabalhar dentro de casa. A adesão está sendo muito boa”, apontou Flávia.

 

Elas também explicam que a corrida pelo Donna Car é 10% mais cara do que pela principal concorrente no ramo, mas esse valor é "totalmente revertido para a motorista".

Alair Ribeiro/MidiaNews

Taxas mais baixam pretendem ajudar motoristas a conquistarem independência financeira

 

“O que a gente tem buscado são novas alternativas e a questão de facilitar para as nossas motoristas parceiras. Quem vai ser motorista de aplicativo não é por opção, é uma necessidade”, explicou Flávia.

 

Por conta dos benefícios, o aplicativo já possui 400 motoristas e cerca de 6 mil passageiras registradas. As empresárias também já receberam propostas para expandirem os negócios para algumas cidades do interior e para os Estado de Mato Grosso do Sul, Paraná e Rondônia. 

 

Segurança para as motoristas

 

Outra grande preocupação das empreendedoras é com a segurança das colaboradoras. Por conta disso, elas afirmam que possuem um sistema que fornece os antecedentes criminais das passageiras. A plataforma também possui um botão do pânico.

 

As amigas relevam que homens já tentaram se cadastrar no aplicativo, mas foram bloqueados pelo sistema. Elas também contam que vivem recebendo ligações de homens interessados em se registrarem como motoristas, porém tiveram o pedido negado.

 

Simone explica ainda que, caso um homem solicite uma corrida pela conta de uma mulher, a motorista pode denunciar a solicitante.

 

“A motorista chega ao local e, se tiver um homem, ela não pode pegar. Ela denuncia e tem o bloqueio imediato da mulher que acionou”, afirma. 

 

Como funciona

 

É praticamente para atender um grito de socorro da mulherada cuiabana

As empresárias contam que a experiência em administração e gestão em empresas que já trabalharam foi fundamental para o sucesso do empreendimento. Elas contrataram uma firma que fez o aplicativo em apenas 10 dias.

 

Inspirado em plataformas semelhantes do Rio de Janeiro e São Paulo, o Donna Car foi lançado em março deste ano e está disponível para Android, em Cuiabá. As empresárias ainda aguardam a liberação de comercialização no sistema iOS. Enquanto isso, o aplicativo pode ser utilizado por meio de um atalho, o “Seu Motorista”.

 

“As usuárias iOS baixam esse atalho e, dentro do aplicativo, ela escolhe o Donna Car”, explicou Flávia.

 

O Donna Car aceita a possibilidade de pagamento por dinheiro direto à motorista ao final da corrida ou por cartão de crédito no aplicativo. A opção de débito ainda não está disponível.

 

As criadoras explicam que o sistema é prático e funciona como os dos outros aplicativos já existentes no mercado. A passageira define o ponto de partida e escolhe o destino pela própria plataforma.

Galeria de fotos

Donna Car - Neuza

Donna Car - Neuza

Donna Car - Neuza

https://www.midianews.com.br/cotidiano/amigas-criam-aplicativo-de-transporte-so-para-mulheres-em-cuiaba/350336

Nenhum comentário:

Postar um comentário