13 de abril de 2019

Mato Grosso e o Turismo para Terceira Idade .

Geraldo Lucio 

Os idosos homens com seus cabelos e barbas brancas, as mulheres com seus vários anos de experiência,  somados ao longo de seus mais de 60 anos de vida se despontam como uma grande oportunidade de mercado turístico. (um nicho um filão).

Portanto é necessário que se tenha no âmbito das oportunidades destinos e produtos que estejam totalmente voltado para esta faixa etária, incluindo festas, clubes, cursos e academias, enfim as viagem na terceira idade nos seus inúmeros destinos e produtos Mato Grosso é um estado que apresenta muitas atrações voltadas para a qualidade de vida e bem-estar das pessoas de todas as idades, inclusive aquelas que já passaram dos 60, conhecidos como terceira idade.

O Estado é um destino que oferece vários produtos para este público, que motivados pode partir para uma grande aventura de se conhecer esse paraíso que é gigante pela própria natureza.

No Segmento do Ecoturismo por exemplo, quando for acessar os produtos desde que esteja acompanhado por um guia ou condutor de turismo, podemos dizer que idoso não precisa ter anos de experiência basta seguir as orientações e contemplar as belezas da flora e fauna.

O ecoturismo no Mato Grosso tem sido um dos carros-chefes do turismo, pela sua localização privilegiada e os 03 ecossistemas distintos (Pantanal, Cerrado e Amazônia) além da exuberante região do Araguai, que fazem dele um lugar cheio de belíssimos roteiros.

As pessoas da terceira idade neste contexto com certeza se sentem rejuvenecidas.

A Região das Águas termais, são atrativo imperdível localizados no estado de Mato Grosso, na Cerra de São Vicente, e nos municipos dec Jucimeira, Poxoreu/Primavera do Leste e Barra do Garcas Trata-se de águas que são rica em microminerais, as águas termais são grandes aliadas da saúde, principalmente para as pessoas que sofrem com reumatismo, hérnia de disco, inflamações no nervo ciático, entre outros, condições típicas daqueles que estão em idade acima de 60 anos, com poucas exceções.

Mesmo para aqueles idosos que não têm problemas semelhantes, as águas tem efeitos excelentes para o bem estar e saúde !

Algumas horas dentro de uma piscina de água termal ajuda a relaxar a musculatura, trazer a sensação de bem-estar, rejuvenescer a pele, aliviar o estresse e conter os sintomas da ansiedade, tão comuns para quem já viveu mais de 6 décadas.

Trilhas de Caminhadas na Natureza, caminhar sem dúvida alguma é um dos melhores exercícios para o corpo, sendo muito indicados para a turma da terceira idade.

Agora se caminhar é tão bom assim imagina fazer isso em meio natural em cenários com paisagens ultra mega belíssimas ?

As inúmera trilhas espalhadas por todo Estado de Mato Grosso apresentam diferentes níveis de dificuldade portando é possível se adaptar trilhas para todos os perfis de viajantes inclusive para os da terceira idade.

É importante se frisar que o público com idade maior de 60 anos deve contar com um atendimento diferenciado para que tudo seja feito com muitavsegurança e o maximo de conforto possível.

Sendo assim em cada trilha haverá sempre uma surpresa e um diferencial para o visitante, seja pela vista deslumbrante de cachoeiras, lagos, parques ou corredeiras, morros, animais, pássaros, vegetação e atendimento com excelência.

Não há necessidade de se gastar muito dinheiro para se relaxar e viver momentos inesquecíveis.

O destino Mato Grosso oferece muitas opções de produtos de lazer e de entretenimento com ótimos custos se comparado a outros destinos brasileiros.

A terceira idade deve ser um público que deve receber uma atenção especial do setor turístico, e guardando as suas proporções isto tem acontecido.

As atividades tem sido adaptadas para atender as limitações físicas dos idosos, que podem realizar normalmente os safaris, pesca, turismo de contemplação ou participar de eventos do setor sem ter que pagar um altos preços. Destinos importantes e acessíveis a terceira idade.

Pantanal Nobres Chapada dos Guimarães Araguaia Guaporé, enfim Mato Grosso é um grande potencial, portanto é  necessário que o sistema operacional do turismo esteja sensível a este assunto.

A sensibilidade tem que ser do sistema operacional do turismo que é composto pelo: Poder Público, Iniciativa Privada (empresários trabalhadores do setor turístico).

Se cada um fizer a sua parte o sistema irá contribuir para que o público da terceira idade possa ter acesso ao turismo, em condições justas principalmente no tocante aos custos/benefícios.

Texto:




Nenhum comentário:

Postar um comentário