18 de março de 2019

 PLÁSTICO NO OCEANO: BALEIA É ENCONTRADA MORTA COM 40KG DE SACOLAS NO ESTÔMAGO


O lixo plástico flutua pelos oceanos, ameaça a vida marinha e polui cada vez mais as praias - GETTY IMAGES


Plástico no oceano: baleia é encontrada morta com 40kg de sacolas no estômago

Uma baleia morta cuja carcaça foi recuperada neste fim de semana nas Filipinas tinha 40 quilos de sacos plásticos dentro do estômago, segundo pesquisadores.

O corpo do animal, um macho jovem da espécie “baleia-bicuda-de-cuvier”, foi resgatado a leste da cidade de Davao, no sábado, 16, por uma equipe do Museu D’Bone Collector – ONG dedicada a ações de educação sobre a vida selvagem e à recuperação de animais mortos.

Em um post no Facebook, a ONG informou que “a causa final da morte da baleia foram 40 quilos de sacolas plásticas, incluindo 16 sacos de arroz, 4 sacos usados em plantações como a de bananas e várias sacolas de compras”.

Junto com diversas imagens, a organização acrescenta que nos próximos dias vai publicar uma relação completa dos resíduos plásticos encontrados no estômago do animal e que a quantidade de lixo que ele engoliu foi a maior já vista até agora em uma baleia.

“Isso é revoltante. O governo tem de tomar uma atitude contra aqueles que continuam tratando os cursos de água e o oceano como lixeiras”, acrescenta o texto.

Direitos da imagem: D’ Bone Collector Museum Inc. 

Em entrevista à CNN, o fundador e presidente do museu, Darrell Blatchley, disse que “não estava preparado para tamanha quantidade de plástico”. “Era muito plástico e ele estava começando a calcificar [a ficar rígido por acúmulo de sais de cálcio].”

Ameaça crescente

A poluição por plástico nos oceanos tem sido apontada como ameaça a diversas espécies de animais no mundo – em alguns países do Sudeste Asiático, incluindo as Filipinas, o uso de plástico descartável é considerado um problema grave.

Cinco nações asiáticas – China, Indonésia, Filipinas, Vietnã e Tailândia – respondem por até 60% do lixo plástico que acaba nos oceanos, de acordo com um relatório de 2015 da Ocean Conservancy e do McKinsey Center for Business and Environment.

O plástico é visto como ameaça a animais de diversas espécies – eles engolem resíduos acidentalmente ou os confundem com comida – Direito de imagem: GETTY IMAGES

Com esse tipo de resíduo despejado na água em uma escala que chega a milhões de toneladas por ano, desde plânctons minúsculos até baleias enormes acabam ingerindo esse material acidentalmente ao se alimentar ou ao confundi-lo com o próprio alimento. A explicação de pesquisadores é que o plástico não só parece, mas também tem cheiro de comida.

Em junho do ano passado, uma baleia-piloto morreu na Tailândia depois de engolir 80 sacolas plásticas.

Sua morte aconteceu pouco depois de um relatório do governo do Reino Unido ter revelado que o nível de plástico no oceano poderia triplicar em uma década, a menos que medidas sejam tomadas para conter a poluição.

Por BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário