14 de março de 2019

Entendendo um pouco sobre Turismo de Base Comunitária TBC



O termo Turismo de Base Comunitária TBC é aplicado a várias atividades, operações e empreendimentos que dizem respeito a uma comunidade que recebe visitantes a vários níveis. 

São as visitas a um lugar onde a comunidade está envolvida na apresentação dos seus moradores e patrimônios como atrações ou oferecendo um leque de mercadorias (produtos agrícolas ou artesanato), que constitui o elemento “turístico” do conceito. 

Idealmente, o TBC deve contribuir para uma melhor conservação e desenvolvimento, trazendo benefícios econômicos, sociais e culturais para todos os membros da comunidade. 

"O TBC é uma interação anfitrião-visitante, cuja participação é significativa para ambos e gera benefícios econômicos e de conservação para as comunidades e o meio ambiente local." (Mountain Institute, Manual ITC Receitas para o Sucesso TBC)

O princípio básico do Turismo de Base Comunitária é a economia solidária, onde a produção, consumo e distribuição de riqueza não está pautada diretamente no dinheiro e na exploração, mas sim no ser humano e nas experiências que ele proporciona ou vive. 

As comunidades, então, não se organizam de maneira em que os fornecedores de turismo dentro dela irão competir por clientes, mas vão trabalhar juntas para fortalecer o grupo e encantar os turistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário