20 de março de 2019

Empaer realiza visita técnica com produtos da agricultura familiar em Tangará



Da Redação


A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realiza nesta quinta-feira (21.03), a partir das 8 horas, uma visita técnica com produtos da agricultura familiar e resultados de pesquisas com as culturas do café, mandioca de mesa e indústria e variedades bioforticadas, pitaia e banana da terra. A reunião será no Campo Experimental e de Produção da Empaer, no município de Tangará da Serra (239 km a médio-Norte de Cuiabá).


O supervisor do Campo Experimental da Empaer , Welington Procópio, destaca que a reunião tem como objetivo promover a transferência de tecnologia para o agricultor familiar e mostrar a evolução dos produtos. Ele explica que o evento vai contar com a participação de pesquisadores, produtores rurais, estudantes, técnicos e outros.  “Os participantes vão conhecer de perto o trabalho que é executado no Campo Experimental e avaliar os resultados”, destaca.

Os visitantes percorrerão três estações. Na primeira, o representante da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ander Santos, aborda o viveiro de café clonal. Na segunda, a avaliação de 25 cultivares de mandioca com a pesquisadora da Empaer, Dolorice Moreti. Na terceira Estação, o pesquisador Hélio Kist e a nutricionista Gabriele Lopes mostram a produção e valor nutricional da fruta pitaia. Na última, o pesquisador Humberto Marcílio mostra o cultivo adensado de banana do tipo terra.

De acordo com Procópio, no campo também estão sendo feitos experimentos com outras culturas, tais como milho, banana, citros (laranja, limão e tangerina) e abacaxi. “Nessa reunião vamos mostrar o trabalho da pesquisa e garantir que as culturas sejam implantadas na agricultura familiar com segurança e produtividade”, esclarece

O encerramento está previsto para as 12 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário