21 de janeiro de 2019

Por que ser a favor do Pesque e Solte?




25_MHG_MichelleCavalcanti
Michelle Cavalcanti, apresentadora do PA, tira foto com um belo tucunaré, antes de devolvê-lo para água.

Por aqui, nós sempre falamos a importância do pesque e solte. Esta é a prática que o Pesca Alternativa cultiva há mais de 10 anos. Ainda hoje, muito pescadores praticam a prática predatória, que além de não contribuir para a propagação das espécies, gera muitos outros problemas em escala ainda maiores.
O pesque-e-solte é adotado fundamentalmente quando se quer garantir a diversão da pescaria, com vantagens econômicas e ecológicas, com a manutenção de um ambiente equilibrado. Como o próprio nome diz, é o ato de pescar o peixe, admira-lo, fotografa-lo e devolve-lo à água em perfeitas condições de sobrevivência.
Abaixo reunimos os 4 principais motivos para você pensar sobre a responsabilidade do ser-humano com a natureza! O PA apóia essa idéia!
1. Quando você pratica o pesque e solte, você está dando condições para que um mesmo peixe seja fisgado várias vezes num mesmo período e que este peixe mantenha a capacidade de se alimentar, crescer  e se reproduzir, o que não ocorreria caso ele fosse abatido, ou devolvido sem condições de sobrevivência ao rio.
2. Se você é guia ou empresário do ramo, incentive seus turistas a praticar o modelo. Não há hotel, nem emprego que sobreviva sem que o meio ambiente esteja em condições adequadas para o desenvolvimento de várias espécies. A natureza não é infinita!
3. A devolução do peixe a água tem o objetivo deixar o peixe crescer ainda mais, e desovar mais vezes, aumentando a população. Em água doce é maior a chance de sobrevivência do peixe solto do que na água salgada. Porém, são necessários inúmeros cuidados para que o peixe não seja muito ferido pelo anzol, ou mesmo na manipulação antes de sua soltura. Sem esses cuidados, normalmente o peixe morre.
4. Seja esportivo! Reveja seu conceito de esportividade em prol da preservação!
Da redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário