17 de dezembro de 2018

Vida Selvagem no Pantanal – Matogrossente os animais vivem pela Lei da Natureza .


O Pantanal é um ecossistema diferenciado, com vida vegetal e  aminal única no mundo  abriga uma grande quantidade de animais silvestres, que vivem em perfeita harmonia e  equilíbrio ecológico, respeitando sobretudo as leis da natureza.
No Pantanal podemos encontrar,  várias espécies de animais: jacarés, capivaras, vários tipos de  peixes ,  onça-pintada, veado gaieiro e campeiro, lobo-guará e lobete,  diversos tatu,  diversos agartos, cágados, diversas cobras, com destaque para a sucurí,, diversos pássaros, dentre outros.
Os jacarés do pantanal , são répteis bem adaptados ao meio ambiente e dominam muitos o habitats, com uma grande população.
Ao contrário do que se pensa o jacaré não é um animal muito lento.
O Jacaré quando acuado ou  estiver preste a dar o bote, ele adquire uma super velocidade., quando está dentro  da água, seu ataque é geralmente mortal, já pois trata-se de um exímio nadador.
Seu habito alimentar é  noturno,  com dieta em  animais aquaticos, com preferência para peixes.
Seus predadores na natureza é a onça pintada, e a cobra suciri, até a década de 70 era o homem, que os matavam, para extração dos couros para exportação, hoje é proibido matar jacaré no Pantanal e até no Brasil.
Em Mato Grosso existem criadouros de jacarés em cativeiro, licenciados e autorizados pelo IBAMA, neste caso, os animais são abatidos  carne e o couro são comercializados legalmente.
Com o advento do turismo os jacarés passsaram a ser protagonistas nas Pousadas, fazendas e no entorno da Estrada Parque da Transpantaneira, onde é possível visualizar centenas e até milhares de animais, principalmente no período da seca, quando eles estão mais fáceis de serem vistos, e o turista pode fazer lindas fotos e filmes para recordação.
A observação da onça pintada tem sido um novo produto turístico no Pantanal matogrossense. Segundo os cientistas, existem entre 4 mil e 7 mil onças no Pantanal e elas são especialistas em caçar. As onças  atacam a sua  presa durante o  dia, quando ela está distraída tomando sol para se aquecer, dando preferência para os jacarés.
O felino é conhecido dos biólogos da região e é chamado por eles de "Mick Jaguar" ("jaguar" é o nome em inglês para onça-pintada). Mick teria cerca de 125 kg, segundo a agência Caters. Black registrou desde o momento em que o felino se espreitava pelas águas até chegar ao banco de areia onde estava a presa até o momento em que o felino ataca o réptil.
*Foto da Onça - Fotógrafo americano Justin Black, 39 anos, registrou o momento em que uma onça-pintada ataca um jacaré no Pantanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário