17 de dezembro de 2018

Saulo Augusto de Moraes, fala sobre o Museu do Vale do Arinos !

*Saulo Augusto de Moraes 
Coordenador Geral do Museu do Vale do Arinos 
Juara/MT.

Depois de muita dedicação, muitas angústias, mas também muitas alegrias pelas parcerias realizadas no percurso, realiza-se o sonho do MUSEU DO VALE DO ARINOS.

Para nós ele significa espaço de direito à preservação da memória, da história, das culturas da nossa ancestralidade que foram, por meio dos artefatos arqueológicos, e das culturas que são, por meio do patrimônio material e imaterial da etnocultura indígena e da cultura não indígena regionais contemporâneas.

Também significa conhecer a constituição da região do Vale do Arinos como a conhecemos hoje, a partir dos materiais históricos restantes, fotográficos e audiovisuais, e preservá-los para estudo e conhecimento às futuras gerações. Significa conhecer e reconhecer as manifestações artísticas contemporâneas.

O MUSEU DO VALE DO ARINOS significa espaço comum de acesso aos bens culturais, espaço de estudo e difusão do conhecimento e, claro, espaço de lazer cultural.

No dia 07/12/2018 aconteceu sua inauguração.

Que não esqueçamos essa data pelo que ela significa: Luta pelo direito de acesso aos bens históricos e culturais! Que ela possa ser sempre comemorada!

No dia 07/12/2018 (seguido do dia 08/12/2018) aconteceram ainda conjuntamente à inauguração do Museu do Vale do Arinos diversificados momentos de lazer cultural e espaços de conhecimento científico por meio do III Seminário de Educação Ambiental (que contou com a participação do premiado internacionalmente Daniel Munduruku), Festival da Canção, Concurso de Fotografia, Feira Cultural de Economia Criativa entre outros.

A exposição de material arqueológico da região (lítico e cerâmica), etnológico Kayabi (de rito e de uso do pajé), capacete do cacique Munduruku (como é chamado por eles - o que corresponderia ao que se convencionou chamar pela sociedade não indígena de cocar de cacique), burduna de guerra, outras plumárias de usos diversos e colares tradicionais, material artesanato para o visitante poder comprar e fomentar a economia criativa regional, foram outras novidades que aconteceram nestes dois dias inesquecíveis para mim. Que sejam permanentes estes espaços e momentos em nossa região!

Obrigado a cada colaborador e colaboradora, a cada instituição e aos amigos e amigas incansáveis de luta!

Viva a cultura, viva os museus, viva o Museu do Vale do Arinos!!!

*(Saulo Augusto de Moraes 
 Coordenador Geral do Museu do Vale do Arinos –
Juara/MT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário