17 de dezembro de 2018

SAIBA TUDO SOBRE O PRÊMIO os melhores do Turismo, MTur realiza Encontro de Líderes do Turismo e condecora iniciativas e profissionais no primeiro Prêmio Nacional do Turismo.


POR MINISTÉRIO DO TURISMO

Conteúdo de responsabilidade do anunciante


Prêmio Nacional do Turismo Foto: Fábio Cordeiro / Premiação
A baixa exploração do potencial turístico do Brasil, o país mais rico em patrimônio natural e biodiversidade do mundo, foi tema de destaque no Encontro de Líderes do Turismo e no Prêmio Nacional de Turismo 2018. Realizado pelo Globo, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e o Conselho Nacional de Turismo (CNT), o evento reuniu as principais lideranças e empreendedores do setor, no dia 5 de dezembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. “O Brasil não precisa ter medo do desemprego, o turismo proverá”, afirmou o ministro Vinícius Lummertz, na abertura do evento. “O turismo pode fazer muito mais pelo Brasil. É uma agenda moderna e de esperança”, acrescentou.

A confirmação de que a pasta será mantida pelo governo de Jair Bolsonaro foi vista pelos participantes como reconhecimento da importância do setor. “O presidente eleito, Jair Bolsonaro, reconhece a importância do setor para ajudar no próximo ciclo de desenvolvimento do Brasil”, garantiu o futuro ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. De acordo com dados do último estudo da Oxford Economic para Conselho Mundial de Viagens (WTTC), o turismo foi responsável pela geração de um em cada cinco empregos no mundo e, no Brasil, emprega, em todos os seus segmentos, 7 milhões de pessoas e movimenta 7,9% do PIB.

 RECEBA AS NEWSLETTERS DO GLOBO:CADASTRAR
Já recebe a newsletter diária? Veja mais opções
Iniciativas premiadas
O ponto alto do Encontro de Líderes do Turismo foi a entrega dos troféus e medalhas aos vencedores do primeiro Prêmio Nacional do Turismo 2018, criado este ano pelo MTur e CNT. Ao todo, 21 iniciativas de sucesso foram premiadas por ajudar a impulsionar o turismo no país, além da condecoração de cinco profissionais que se destacaram nas suas áreas de atuação. A premiação tem valor simbólico.
A primeira edição do Prêmio recebeu 242 propostas, divididas em sete categorias: Monitoramento e Avaliação do Turismo, Qualificação e Formalização no Turismo, Valorização do Patrimônio pelo Turismo, Turismo de Base Local e Produção Associada ao Turismo, Turismo Social, Inovação Tecnológica no Turismo e Marketing e Apoio à Comercialização do Turismo. As iniciativas foram avaliadas por comissões julgadoras, resultando em três finalistas em cada uma das categorias.
Os profissionais que se destacaram por meio da inovação ou da atuação em prol do turismo no país foram homenageados na segunda etapa da premiação. Os 24 finalistas disputaram o voto popular em cinco categorias: Academia, Governo, Iniciativa Privada, Organizações não Governamentais (ONGs) e Imprensa e Mídias Sociais. Foram 44 mil votantes.

O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, defendeu a adoção de estratégias para atrair novos investimentos para o país. “É preciso abrir o Brasil para o mundo, criar uma nova narrativa lá fora, e os vencedores desta premiação estão sendo reconhecidos por isso.” Marcelo Álvaro Antônio, prometeu dar continuidade ao Prêmio durante sua gestão.

Debate entre gigantes
O futuro e as perspectivas do turismo foram temas do debate entre o ministro Lummertz e os empresários Alexandre Moshe, diretor-geral da Decolar, e Guilherme Paulus, fundador da CVC.
No painel mediado pela apresentadora de TV Didi Wagner, Paulus manifestou otimismo quanto ao crescimento do mercado de viagens e defendeu empenho do trade por melhorias. Já Alexandre Moshe apontou vantagens da crescente união entre a tecnologia e o trabalho humano. O ministro Lummertz destacou a importância da abertura do país ao turismo, de modo a explorar suas enormes potencialidades “Quando o turismo brasileiro decolar será o maior negócio do mundo”, resumiu.

Iniciativas voltadas para impulsionar o turismo

Os projetos e cases de sucesso reconhecidos na primeira edição do prêmio ajudam a consolidar o setor de turismo como ferramenta de desenvolvimento econômico, cultural e social no Brasil, além de contribuir para o fortalecimento do mercado de viagens no país.
QUALIFICAÇÃO E FORMALIZAÇÃO NO TURISMO
1º LUGAR : Projeto Verena - Senac RN
2º LUGAR: Programa de Integração com os Municípios - TurisRio RJ
3º LUGAR: Jogo dos Biomas Gastronômicos – IFB DF
Prêmio Nacional do Turismo Foto: Fábio Cordeiro / Premiação
Sergio Felix (TurisRio), Wilson Pereira (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade), Marcelo Queiroz(Senac RN), Paulo Solmucci(Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e Antônio Henrique(Departamento Nacional do Senac), que segura o troféu que seria entregue a Ana Paula Jacques (IFB-DF), que não compareceu ao evento.

TURISMO DE BASE LOCAL E PRODUÇÃO ASSOCIADA AO TURISMO

1º LUGAR: Vivejar - Vivejar - SP
2º LUGAR: Rota do Queijo - Terroir Vertentes - Associação do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes – MG
3º LUGAR: Rota Encantos Rurais de Quilombo - Rota Encantos Rurais de Quilombo – SC
Prêmio Nacional do Turismo Foto: Fábio Cordeiro / Premiação
Bob Santos (Ministério do Turismo), Sílvia Nowalski (Rota Encantos), Marianne Costa(Vivejar), Márcio Santiago(Instituto Brasil de Convention & Visitors Bureau), Teresa Cristina Fritsch (ABAV RJ) e Marcus Vinicius Januário (Rota do Queijo).
TURISMO SOCIAL
1º LUGAR: Acessibilidade como Fator de Inclusão Social no Turismo - Terra dos Sonhos – MG
2º LUGAR : Capacitação em Roteiros Inovadores para Turismo Social - Sesc Departamento Nacional - RJ
3º LUGAR: Inclusão no 46º Festival de Cinema de Gramado - Autarquia Municipal de Turismo de Gramado – RS

Prêmio Nacional do Turismo Foto: Fábio Cordeiro / Premiação

Fátima Facuri (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), João Alfredo Bertolucci(prefeito de Gramado), José Fernandes Franco (Terra dos Sonhos), Alfredo Lopes(Confederação Nacional do Turismo), Milton Zuanazzi(Abrastur) e Luiz Gastão Bittencourt (Sesc Departamento Nacional).
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO TURISMO
1º LUGAR: Programa de Otimização de Perfomance - Sec. de Cultura e Turismo de Salvador - BA
2º LUGAR: Contribuições do Turismo em Áreas Naturais Protegidas para a Economia Brasileira - ICMBIO - DF
3º LUGAR: Monitoramento da Reputação dos Destinos da Rota das Emoções - Sebrae Ceará – CE
Prêmio Nacional do Turismo Foto: Fábio Cordeiro / Premiação
Claudio Castro (vice-governador eleito RJ), Suilany Teixeira(Sebrae Ceará), Orlando Souza(Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), Thiago Beraldo(ICMBIO), Claudio Tinoco (Sec. de Cultura e Turismo de Salvador) eAlberto Cestrone (Resorts Brasil).

VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO PELO TURISMO

1º LUGAR: Cais do Sertão Museu Luiz Gonzaga do Porto do Recife (2ª etapa) - Sec. Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco - PE
2º LUGAR: Museu Casa do Carnaval da Bahia - Sec. de Cultura e Turismo de Salvador - BA
3º LUGAR: Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso e Conectividade - ICMBIO – DF
Prêmio Nacional do Turismo Foto: Fábio Cordeiro / Premiação
Ciro Couceiro (Empresa de Turismo de Pernambuco), Pedro da Cunha Menezes (ICMBIO),Roberto Luiz Cardoso Maciel(Abrasel RJ), Claudio Tinoco (Sec. de Cultura e Turismo de Salvador),Kátia Bogéa (IPHAN) e Marco Ferraz (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos).
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO TURISMO
1º LUGAR: Voucher Digital de Barreirinhas - Prefeitura de Barreirinhas e Sebrae Maranhão - MA
2º LUGAR: Lance Hotéis - Lance Hotéis - SP

3º LUGAR: Smart Tour Brasil - Smart Tour Brasil – SC

Prêmio Nacional do Turismo Foto: Fábio Cordeiro / Premiação
Jucelha Borges de Carvalho(Smart Tour), Ana Clévia Guerreiro (Sebrae Nacional),Albérico de França Ferreira Filho (prefeito de Barreirinhas),Alain Baldacci (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas),João Cancio Barbosa Filho (Lance Hotéis) e Magda Nassar(Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).
MARKETING E APOIO À COMERCIALIZAÇÃO DO TURISMO
1º LUGAR: Plano de Desenvolvimento de Passageiros RIOgaleão - Aeroporto do Galeão – RJ
2º LUGAR: O Bom de Viajar - Brazil Hospitality Group – RJ
3º LUGAR: E-Marketplace do Turismo Brasileiro - Gestour Travel Brasil – PR
Prêmio Nacional do Turismo Foto: Fábio Cordeiro / Premiação
Vadis da Silva (Gestour Travel Brasil), Miriam Petrone(Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), Bruno Reis (RIOgaleão), Toni Sando(Unedestinos), Vanessa Mendonça ( Ministério do Turismo) e Tomás Ramos (BHG).

Profissionais ajudam a promover o desenvolvimento turístico do país

LÍDERES DO TURISMO
Empresários e gestores públicos foram reconhecidos como os líderes do turismo Foto: Fábio Cordeiro / Premiação
Pessoas com amplos serviços prestados ao setor, responsável por um em cada cinco empregos gerados no mundo na última década. Os homenageados foram: Alexandre Sampaio, presidente da FBHA e do Conselho de Turismo da CNC; Carlos Carvalho, fundador da Construtora Carvalho Hosken, que inaugurou, aos 92 anos, o Hilton na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro; Fernando Marcondes de Mattos, idealizador, construtor e presidente do Costão do Santinho; Guilherme Paulus, fundador da CVC, maior empresa de turismo da América Latina e presidente da GJP holding de hotelaria; Guilhermo Alcorta, presidente do Panrotas; José Roberto Tadro, hoteleiro, presidente da CNC; Manoel Linhares, presidente da ABIH; Marcelo Ferreira Alves, secretário municipal do RJ; Marx Beltrão, ex-ministro do Turismo; Patrick Mendes, presidente da Accor América do Sul; Pedro Passos, cofundador da Natura; Roberto Medina, idealizador e presidente do Rock in Rio; Roberto Simon, vice-presidente da União Internacional de Arquitetos; Sérgio Etchegoyen, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Walfrido dos Mares Guia, primeiro ministro do Turismo; Jorge Rebelo de Almeida, fundador e presidente do Vila Galé; Matín Fiedler, empresário fundador do Museu de Carros Antigos de Gramado e museus de Cera de Foz do Iguaçu, de Gramado e de Boston; Roy Taylor, presidente do Mercado & Eventos.

ACADEMIA



Prêmio Nacional do Turismo Foto: Fábio Cordeiro / Premiação

Selma Batista, do Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas, eleita com 61% dos votos da categoria, recebeu a medalha do presidente da ABBTUR, Elzário Pereira da Silva Júnior.

GOVERNO



Prêmio Nacional do Turismo Foto: Fábio Cordeiro / Premiação

Arialdo Pinho, secretário de Estado de Turismo do Ceará, eleito com 34% dos votos da categoria, recebeu a medalha do presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, o deputado federal Rafael Motta.
INICIATIVA PRIVADA
Prêmio Nacional do Turismo Foto: Fabio Cordeiro / Premiação
Rogério Siqueira, presidente do parque temático Beto Carrero World, o maior da América Latina, eleito com 29% dos votos da categoria, recebeu a medalha do futuro ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio.
ONGs


Prêmio Nacional de Turismo Foto: Fábio Cordeiro / Premiação

Thaise Guzzati, da Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia e professora da UFSC, eleita com 72% dos votos da categoria, recebeu a medalha do presidente da ABRARJ, Cláudio Magnavita.

IMPRENSA E MÍDIAS SOCIAIS





Prêmio Líderes do Turismo Foto: Fábio Cordeiro / Premiação

Danielle Noce, youtuber, especializada em Viagens e Gastronomia, eleita com 86% votos da categoria (recordista em votos), que não pode participar da cerimônia e enviou um vídeo agradecendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário