3 de dezembro de 2018

Qual o significado do nome Cuiabá ? - vejam estas três versões para a origem do nome de Cuiabá (MT)



Fundada em 1719 e emancipada em 1818, a capital mato-grossense sempre foi marcada pela presença de tribos indígenas. As histórias que explicariam o nome de Cuiabá (MT) estão ligadas aos hábitos desses nativos. Assim, termos de seus dialetos, batizaram a cidade.


Não há uma versão oficial que explique a origem do nome da capital do Mato Grosso

Estudiosos da língua guarani afirmam que o nome se deriva de “kuayaverá”, que significa rio das lontras brilhantes. O vocábulo teria evoluído para “cuyaverá”, “cuiavá” e, finalmente, “cuiabá”.

Outra versão para a denominação da capital vem da tribo Bororó, que habitava a região e pescava em seus rios frequentemente. Para capturar os peixes, os indígenas utilizavam um instrumento similar a um arpão, que era denominado “Icúia”, em seu dialeto. Combinado com “pá”, que para eles significa lugar, o termo “Icuiapá” foi gerado e, posteriormente, adaptado para a grafia atual.

Há ainda quem afirme que a alcunha vem da produção de vasilhas, que era bastante comum no local. O nome da cidade viria de uma aglutinação entre cuia (vasilha) e abá (criador), de acordo com a língua de uma das tribos que vivia na região.

Ainda existem diversas outras explicações sobre o nome do município. Também não há um consenso acerca das origens da denominação de Cuiabá, mas fica o registro. Caso saiba de mais alguma história curiosa, não deixe de comentar logo abaixo do post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário