1 de dezembro de 2018

Produtoras rurais de Nova Ubiratã prestigiam VII Fórum Mulheres no Campo


Fotografia:Divulgação

Uma caravana formada por 26 moradoras do Assentamento Cedro Rosa e do perímetro urbano de Nova Ubiratã participou, nesta quinta-feira (29), do VII Fórum Mulheres no Campo – Construindo um Futuro Melhor.

Realizado no auditório do Sindicato Rural e promovido pelo Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso), o evento também reuniu representantes de Sorriso, Nova Mutum, Campo Novo do Parecis, Ipiranga do Norte, Alta Floresta e Sinop.

Formado por pequenas e grandes produtoras rurais, profissionais liberais, empresárias e mulheres de diferentes segmentos da sociedade, o público debateu soluções para a geração de emprego e renda. Na oportunidade também foram apresentados alguns cases de sucesso desenvolvidos por meio do cooperativismo.

Dentre as ações exitosas destacaram-se o empreendedorismo de um grupo de mulheres da comunidade Chã de Jardim, na Paraíba.

Composto por 44 membros, o grupo cooperativista investiu no turismo rural, valorização da agricultura familiar, artesanato e na culinária para fomentar a econonomia local e garantir a subsistência de aproximadamente 200 famílias.

 “A gente se alegra e vê que é possível que as mulheres aqui da região de Sorriso possam também dar as mãos, empreender e gerar renda para ela e para a comunidade e desenvolver as pessoas e a cidade como um todo”, afirmou a palestrante e consultora do Sebrae de Areia (PB), Luciana Balbino de Souza.

O evento ainda contou com as palestras; “Associação Encontrando Soluções” - Ana Catarina Tibaldi dos Reis, presidente da Associação Mulheres Produtivas Assentamento Jonas Pinheiro; Com o tema: “Sustentabilidade Agrícola, a Força da Mulher no Campo”, Janete Missio – proprietária da Fazenda São Felipe, produtora rural e engenheira agrônoma; Com o tema: “Projeto Sentinelas da Terra” – Dulce Ciocheta, proprietária Fazenda Morena, produtora rural e administradora; Com o tema: “Iniciativa que Deu Certo na Pequena Propriedade”; Marcilene Nunes Medeiros da Silva, proprietária do Sítio Santo Antônio – Alta Floresta; Com o tema: Persistência e Superação:

Convida para compor o seleto grupo de palestrantes, a turismóloga e Chefe do Departamento de Cultura e Turismo de Nova Ubiratã, Cleonice Gomes da Silva Maynart, enalteceu a importância do evento.

Para ela, a apresentação de diferentes histórias de sucesso tende a influenciar o empreendedorismo no município.

“O fórum proporciona muito aprendizado por meio das trocas de informações e experiências. Acredito que as mulheres que participaram saem daqui com uma nova visão sobre o empreendedorismo rural” observa Maynart que também Interlocutora Regional do Portal do Agronegócio, entidade formada pelos municípios de Nova Ubiratã, Sorriso, Claudia, Tapurah, Sinop, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.

O transporte da carava nova-ubiratãense foi viabilizada por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente.

*Com informações assessoria CAT

Fonte:Redação / Assessoria
Autor:Michel Ferreira

FOTOS DA NOTÍCIA














FRASE DO DÍA


Nenhum comentário:

Postar um comentário