24 de novembro de 2018

Técnicos participam de mini curso sobre a cultura da mandioca com aula prática



Da Redação

Extensionistas da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) participaram durante dois dias (21 e 22.11), de um mini curso sobre a cultura da mandioca, com aulas teóricas e práticas. O engenheiro agrônomo da Empaer, Almir de Souza Ferro, fala que a mandioca representa importante atividade sócio-econômica que gera emprego e renda tanto nas áreas rurais, com o processo de produção e industrialização, como nas áreas urbanas por meio da comercialização.

De acordo com Almir, a mandioca é produzida em todos os municípios do Estado e está presente nas pequenas propriedades rurais como fonte alimentar e para criação de animais. Trabalhando com a cultura da mandioca há 30 anos, ele explica que hoje a média de produção estadual chega a 14 toneladas por hectare e a tendência é chegar em breve a 20 toneladas de mandioca/hectare.

O mini curso apresentou para os técnicos da Baixada Cuiabana que a cultura da mandioca é produzida pelos agricultores familiares em 141 municípios do Estado. Almir esclarece que o plantio da cultura deve ser feito nas épocas recomendadas, nos meses de setembro e novembro (1º plantio), e fevereiro e março (2º plantio). “Se não plantar na época recomendada a perda na produção pode chegar até a 30%”, adverte.

Para conhecer o cultivo da mandioca, os técnicos visitaram a área do agricultor Oilso Ferreira da Silva, na Comunidade Mutuca - Quilombola Mata Cavalo, localizada no município de Nossa Senhora do Livramento (42 km ao Sul de Cuiabá). Com o plantio de três hectares de mandioca toda produção é vendida em Cuiabá e Várzea Grande. O agricultor Oilso, comenta que todos os anos colhe em média duas toneladas por hectare. Porém, este ano, devido ao excesso de chuva, irá colher apenas 500 quilos de mandioca. “Vamos colher e fazer farinha com o que sobrou para consumo da família”, enfatiza.

Na área de 10 hectares, o trabalho na terra é realizado pelo pai do agricultor, João Pedro da Silva, e o irmão Wilson Ferreira da Silva. Eles cultivam banana da terra, cana-de-açúcar e milho, além de feijão e arroz são para o consumo próprio. Conforme Oilso, mesmo com a queda no cultivo da mandioca, em breve será realizada a colheita e em seguida o plantio. “Nós sobrevivemos com o que plantamos e hoje temos clientes que compram toda semana nossa produção”, comenta.

O técnico agropecuário da Empaer, Liduíno João de Lima, mostra na prática para os extensionistas que para realizar um plantio de mandioca são necessários checar a escolha e preparo da área, variedades (mesa, indústria e alimentação animal), tipos de variedades (cor da polpa), seleção e preparo das ramas (corte das ramas, quantidade, transporte e armazenamento), preparo das maninas (tamanho, corte e quantidade), plantio (época, espaçamentos e sistema de plantio), pragas e doenças, tratos culturais e outros.

O técnico agropecuário da Empaer, Gláucio Guimarães, comenta que está na empresa há apenas 18 meses, e atua no município de Jangada, que possui uma área de 400 hectares com o cultivo da mandioca. Ele relata que o mini curso trouxe informações importantes com relação à análise de solos, pragas, doenças e interpretação para auxiliar com mais precisão os agricultores familiares.

O engenheiro agrônomo da Empaer e organizador do evento, Osmano de Freitas Silva, fala que o objetivo do evento foi capacitar os técnicos para prestar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos produtores rurais com informações e tecnologias necessárias para o bom andamento da lavoura, garantindo lucro e renda às famílias do campo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário