2 de novembro de 2018

Líder Quilombola Xumxum palestra sobre ciência e racismo


Durante o mês de outubro o presidente da Associação dos Remanescentes do Quilombo Urbano do Capão Negro, Elizeu da Silva conhecido popularmente como Xumxum, esteve na cidade de Volta Redonda no Rio de Janeiro, onde participou do XII Colóquio Técnico-cientifico e do IV Encontro de Extensão da UniFOA.   
O líder Quilombola Xuxum foi convidado a abertura do encontro e ministrou palestra com o tema “Ciência e Racismo.” Enfatizou a importância da cultura quilombola e a resistência como instrumento contra a opressão racial e social. Destacou também que a história do povo negro é distorcida e o racismo enraizado na sociedade, por falta de informação.
Visitou a Escola Municipal do Quilombo de Santana em Quatis (RJ) onde palestrou para crianças e adolescentes sobre a perpetuação da cultura quilombola e ressaltou a importância da preservação da igreja existente no local, pois conta a história dos primeiros moradores da comunidade.
A comunidade de Elizeu da Silva, Xuxum, o Quilombo do Capão Negro em Várzea Grande (MT) foi certificada pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Cultural Palmares (FCP) em 2009 e até hoje é um exemplo de luta e resistência do povo negro.

Um comentário:

  1. Nossa história, nossa resistência. Pelo direito de existir e resistir. Viva os Quilombolas, viva o povo Quilombola. A luta continua. Lula livre já.

    ResponderExcluir