26 de novembro de 2018

Carta lida na Reunião do Conselho Nacional do Turismo.

Retirada essa parte introdutória ressaltando a importância territorial do turismo, já que não foi lida na Reunião do CNT,  embora apresentada na urgência... essa parte foi minimizada e lida apenas a parte focando a importância economicista do turismo...
 "O Brasil enquanto país de dimensões continentais, com uma biodiversidade gigantesca, representada em diversos biomas, e com um povo detentor de uma diversidade cultural e histórica formidável tem tudo para ser um expoente como destinação turística mundial, contudo para que isso aconteça o Turismo precisa ser encarado pelos governantes e pela sociedade civil como uma política de desenvolvimento.

Como tal, o Turismo deve ser admitido em toda sua complexidade, onde partimos da concepção de planejamento do desenvolvimento que ele deve ter, que a nosso ver precisa manter a dimensão territorial.

Todas lições apreendidas com políticas anteriores como o PNMT – Programa Nacional de Municipalização do Turismo, que enfatizava a dimensão municipal na implementação da política, devem consideradas, contudo se faz necessário manter a escala territorial como parâmetro de planejamento e gestão.

A prática turística quase sempre extrapola a dimensão municipal; a realização de roteiros integrados, rotas e circuitos turísticos são cada vez mais uma realidade, assim admitir o território tornou-se uma estratégia de desenvolvimento.

Dessa forma, vimos extremamente necessário manter em curso a Política Nacional Turismo, bem como as suas chamadas “Regiões Indutoras do Turismo - Mapa do Turismo Brasileiro”, e manter em andamento o Programa de Regionalização do Turismo.

Os princípios de Gestão Compartilhada e Participativa, Sustentabilidade Socioambiental e Planejamento Regional do Turismo que permeiam o Programa de Regionalização do Turismo, e que por sua vez, são balisares para o Plano Nacional de Turismo, devem ser mantidos, buscando as interescalaridades, intersetorialidades e insterinstitucionalidades tão necessárias ao desenvolvimento turístico de forma integrada e sustentável."

Nenhum comentário:

Postar um comentário