23 de outubro de 2018

Cuiabá participa pela primeira vez da Semana Lixo Zero e entra no circuito nacional


A mobilização em torno da redução, gestão e encaminhamento correto de resíduos já tem data marcada para ocorrer em 2018. Entre os dias 22 e 28 de outubro, mais de 60 cidades brasileiras realizam a Semana Lixo Zero. O evento é organizado por voluntários locais em parceria com o Instituto Lixo Zero, idealizador da iniciativa.

O que é o conceito Lixo Zero?
Para o Instituto, o conceito Lixo Zero consiste no máximo de reaproveitamento, o correto encaminhamento dos resíduos reciclados e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento desses materiais para aterros sanitários ou incineração. 
Neste ano, as ações têm como tema “Lixo Zero é uma atitude cidadã”, com foco na conscientização de que cada indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo.
“Hoje, cada um de nós gasta mais de R$ 100 por ano com coleta e destinação do lixo. Se transformarmos isto em escolas, são mais de 10 mil escolas jogadas no lixo, literalmente. Ou 20 mil postos de saúde, 15 universidades federais, 15 mil quilômetros de estradas, por exemplo. Isto por ano, todos os anos. Em resumo, estamos jogando melhorias para as cidades no lixo”, explica o presidente do ILZ, Rodrigo Sabatini.

Mobilização
Em parceria com instituições públicas e privadas locais, a ideia da Semana, além de conscientização, é mostrar para governos e sociedade que é possível administrar de forma mais inteligente o lixo gerado por todos. O encaminhamento correto dos resíduos, evitando o máximo possível a sua geração, são algumas propostas trabalhadas em diversas ações realizadas em cidades como Florianópolis, Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Santos e Joinville.

Cuiabá participa pela primeira vez da Semana Lixo Zero
A capital mato-grossense entra nesse circuito nacional de discussões sobre geração e administração do resíduos produzidos. Diversas atividades estão sendo programadas e todos poderão participar de forma gratuita.
Para Jean Peliciari, diretor do projeto Teoria Verde e embaixador da Semana Lixo Zero em Cuiabá, "A Semana será uma oportunidade para que o tema fique em evidência. É preciso uma mudança de atitude da população e uma melhora nos serviços públicos. É um problema compartilhado e sua solução também precisa ser compartilhada."

Nenhum comentário:

Postar um comentário