21 de setembro de 2018

PÃO DE FORMA OU PÃO FRANCÊS ? QUAL É O MAIS SAUDÁVEL ?


No café da manhã ou no lanche da tarde, o pão é presença garantida na mesa dos brasileiros. Ele pode ser acompanhado de manteiga ou margarina, queijo, presunto, requeijão, mortadela, geleias e outras delícias. Mas muitas pessoas ficam na dúvida de qual pão é melhor: pão de forma, ou pão francês? O gosto varia bastante, há quem goste mais do pão de forma, mas há quem não abra mão do pão fresquinho, da padaria, o também chamado pão de sal em alguns lugares do país.

Mas o valor nutricional varia entre esses dois tipos de pães. Veja as informações e saiba qual é o melhor tipo de pão para você.

As Diferenças dos Pães

Vamos começar falando das calorias: o pão de forma é menos calórico que o pão francês, porque leva menos açúcar na receita. Enquanto uma fatia de pão de forma tem 64 calorias, meio pão francês tem 75.

Já o fósforo aparece em maior quantidade no pão de forma (24 miligramas contra 21 do francês). O fósforo é responsável por reduzir o cansaço. Por isso, o pão de forma tende a deixar a pessoa mais ativa.

O pão francês está presente em quase todas as mesas de café da manhã


As gorduras também estão em maior quantidade no pão de forma: enquanto ele tem 1 grama da substância, o pão francês tem apenas 0,77 gramas.

Para evitar os carboidratos, prefira o pão de forma, que tem 12 gramas desse nutriente,contra 14 gramas do francês.

E quem dá prioridade às fibras deve mais ainda escolher o pão de forma, pois ele tem o triplo da quantidade de fibras que tem o pão francês (aproximadamente 1,8 gramas, enquanto o pão de forma tem apenas 0,6 gramas). As fibras são responsáveis por fazer com que o intestino funcione direitinho. Além disso, você ainda pode escolher o pão de forma integral, que tem mais fibras que o tradicional, feito com farinha branca.

O pão de forma também é mais rico em cálcio, mineral essencial para a saúde dos ossos. Enquanto uma fatia tem 29 miligramas, metade de um pão francês tem 27.

O pão francês é conhecido também como pão de sal, porém tem menos sódio que o pão de forma (145 miligramas, contra 170 do pão de forma).

Os conservantes devem ser levados em consideração. Enquanto estão presentes em grande quantidade no pão de forma, para que dure bastante tempo nas prateleiras dos supermercados, o pão francês não leva essa adição, pois é fresco e está sempre saindo novinho na padaria. Note que o pão francês se perde bem mais rápido que o pão de forma. Cerca de 4 ou 5 dias guardado em temperatura ambiente já é o suficiente para a proliferação de fungos.

De acordo com estas comparações, escolha o que for melhor para a sua alimentação. Lembre-se que o que você usa para rechear o pão fará diferença nos valores acima.

Uma dica bem legal para quem está de dieta é comer duas fatias de pão de forma integral, recheadas com uma fatia de peito de peru light e uma fatia de queijo branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário