17 de agosto de 2018

Dia Nacional do Campo Limpo é tema de evento e. Rondonópolis

Histórico e objetivos do evento, informações sobre como a comunidade pode participar e dados da edição mais recente

O Dia Nacional do Campo Limpo é comemorado anualmente no dia 18 de agosto. A data integra o Calendário Nacional desde 2008, e foi criada pelo inpEV com o objetivo de reconhecer a participação dos diferentes agentes – agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e poder público – da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e celebrar os resultados alcançados com a atuação conjunta.

Para marcar a data, conferir mais visibilidade ao tema e reforçar a conscientização da comunidade, o Instituto promove anualmente uma série de eventos. São ações comunitárias, concursos em escolas, palestras em universidades e encontros com autoridades locais, entre outras iniciativas, realizadas no entorno das unidades de recebimento, que estimulam a comunidade local a refletir sobre a importância da conservação do meio ambiente e o papel que podem desempenhar nesse esforço.

Entre as atividades de celebração, destacam-se:

  • Portas Abertas
    Portas Abertas: dia de visitação pública às centrais de recebimento de embalagens vazias, que acontece simultaneamente em todas as centrais. O objetivo é apresentar informações sobre o funcionamento da unidade e seu papel no Sistema Campo Limpo.
  • DNCL Universitário
    DNCL Universitário: circuito de palestras, oficinas e atividades em universidades e escolas técnicas sobre assuntos relacionados à conservação do meio ambiente e atividades do Sistema.
  • DNCL Dia de Campo
    DNCL Dia de Campo: iniciativa voltada a agricultores com caráter comemorativo.
  • Ação Comunitária
    Ação Comunitária: visa promover melhorias ambientais no município ou comunidade por meio de atividades como limpeza ou manutenção de praças públicas ou ruas, limpeza de margens de rio, plantio de jardim em local público, implantação de viveiro de mudas, e informações sobre a coleta seletiva do município, entre outras.
  • DNCL Solenidade
    DNCL Solenidade: realização de eventos para homenagear ou receber autoridades.
  • DNCL na Escola
    DNCL na Escola: uma das ações voltadas à comunidade escolar. As atividades são conduzidas por professores de escolas e visa promover a conscientização ambiental dos alunos. Está integrada à iniciativa do Concurso DNCL na Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário