3 de julho de 2018

SUCESSÃO FAMILIAR RURAL, UMA NECESSIDADE URGENTE PARA A SUSTENTABILIDADE DA PROPRIEDADE E DA EMPRESA RURAL


MUITOS JOVENS QUILOMBOLA NA COMUNIDADE  MUTUCA  NA  DÉCIMA FESTA DA BANANA .
 CERTEZA  UMA ESPERANÇA DA SUCESSÃO FAMILIAR NA COMUNIDADE E A CONTRA-MÃO DO ÊXODO RURAL


Em uma propriedade rural ou empresa familiar rural, conforme o nome sugere, quem detém a maior parte dos votos e decisões é a família ou grupo familiar controlador. 

A Sucessão Familiar é um processo natural nesse tipo de empresa, mas é algo que precisa de muita atenção, porque em um negócio familiar, a sucessão pode causar intrigas e conflitos de interesses, o que pode resultar na propriedade ou empresa rural indo parar nas mãos pessoas totalmente despreparadas. 

As propriedades e empresas rurais , infelizmente não possui um Planejamento Sucessório assegurando suas famílias a frente do negócio, o que significa que correm o sério risco de serem pegas desprevenidas e não saberem como agir nos momentos adversos e de incertezas. 

É necessário se pensar nesta realidade, quanto à Sucessão Familiar e mostrar o porquê de sua importância para a longevidade do negócio é muito importante que a família pense com antecedência nos fatores que podem dificultar a Sucessão Familiar. 

Quando falamos ou discutimos o advento da Sucessão Familiar temos que pensar em planejar, com antecedência, como será o processo sucessório. 

Para um bom processo sucessório é necessário se desenvolver um plano de sucessão familiar, que é algo que não deve ser lembrado e acessado somente quando houver alteração dos líderes do negócio. 

As vantagens de um negócio familiar passam pelo processo de comprometimento onde a família tende a ver seu negócio crescer e pensar em passar para as próximas gerações. 

Numa propriedade empresa familiar rural também é comum vermos membros trabalharem mais e reinvestirem a maior parte de seus lucros pensando em médio e longo prazo , é igualmente mais usual vermos membros da família, ainda jovens, inseridos no contexto da empresa, o que aumenta mais o compromisso com o negócio. 

É de suma importância a transmissão dos conhecimentos, pois em empresas familiares rurais uma das maiores prioridades é que conhecimentos, habilidades e experiências acumuladas sejam transmitidas e ensinadas às próximas as gerações. 

Outro fator preponderante neste processo é a confiabilidade, onde as empresas familiares rurais têm seu nome e reputação associados aos seus produtos/serviços, fazendo com que os membros se esforcem para aumentar os resultados e manter um bom relacionamento com seus parceiros, clientes externos, colaboradores, fornecedores, comunidade local etc. 

A elaboração de um Plano de Sucessão Familiar é necessário uma vez que o mesmo pode ser usado também para construir uma liderança forte, ajudar a propriedade rural ou mesmo a empresa a sobreviver às mudanças de comportamento no mercado e forçar os lideres a rever os objetivos atuais da propriedade e ou empresa rural. 

É um processo muito difícil de se implementar pois envolve o lado emocional da família rural que neste caso está em jogo, o ideal seria contar com a ajuda de profissionais em antropologia, sociologia rural e economia doméstica, sobretudo com visão sistêmica e analítica. 

O desenvolvimento de um sistema de gestão rural também terá um papel fundamental nesse processo, especialmente porque ajuda no desempenho dos gastos e da avaliação financeira da propriedade rural ou da empresa a fim de apoiar nas tomadas de decisão estratégicas. 

Os Processos de Gestão Orçamentária, fazem parte dessa avaliação, especialmente porque envolvem a transparência das informações das demonstrações contábeis, pois quanto melhor for a Gestão Orçamentária da propriedade ou empresa, mais bem preparada ela estará para o processo de sucessão familiar.







TEXTO E FOTOS: GERALDO DONIZETI LUCIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário