27 de julho de 2018

Secretaria de Estado de Meio Ambiente - SEMA - MT está fazendo o monitoramento do Rio Tenente Amaral em Jaciara.


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) informa que desde o dia 26 de julho de 2018 já monitora a poluição que acomete o Rio Tenente Amaral em Jaciara por meio de uma sala de situação.

Uma equipe da Sema já está em campo apurando as causas e responsabilidades do acidente.

Um novo grupo chega ao município na tarde desta sexta-feira (27/07) para auxiliar a equipe que já está em campo e realizar um amplo diagnóstico dos danos ambientais, avaliando a qualidade da água e a extensão do dano.

A sala de situação que acompanha o caso é formada pelo Gabinete de Secretário de Estado de Meio Ambiente; Secretaria Adjunta de Licenciamento e Recursos Hídricos;  Superintendência de Infraestrutura, Mineração, Indústria e Serviços; Superintendência de Recursos Hídricos; Coordenadoria de Fiscalização de Empreedimentos; Coordenadoria de Indústria; Diretoria de Unidade Desconcentrada de Rondonópolis; Coordenadoria de Monitoramento de Qualidade Ambiental; Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiro Militar (BEA - CBMMT); e comissão P2R2. 

A Sema informa ainda que o empreendimento Usina Porto Seguro, apontado como causador do lançamento de efluentes no corpo d´água, foi embargado no mês de junho deste ano por captação de água sem outorga e operação de área de fertirrigação em desacordo com as licenças ambientais. A pasta também irá apurar se houve descumprimento do embargo.

Para efeitos de publicidade e transparência, a sala de situação irá informar a população sobre a situação do rio a medida que novas informações e deliberações do caso surgirem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário