2 de julho de 2018

Festa da Banana na Comunidade Quilombola Mutuca foi realizada com sucesso.



Com o Prefeito, com as lideres Quilombola (Laura e Maria) e o Secretário de Turismo do Município de Nossa senhora do Livramento - José Eugênio. Na Festa da Banana na Comunidade Mutuca.

A Décima edição da Festa da Banana na Comunidade Negra Rural Quilombo Ribeirão da Mutuca, realizada no domingo  dia 01 de julho, teve uma programação rica e gastronomia, produtos da agricultura familiar, apresentações culturais através do folclore e culturas afrodescendentes. 
Ocorreu na sede da associação desta comunidade, localizada na Rodovia Transpantaneira/MT-060, no município Nossa Senhora do Livramento, a 35 km da capital de Mato Grosso.
A festividade mostrou apresentações culturais de cururu, siriri, dança afro, feira quilombola com exposição de artesanato regional e subprodutos da banana como a farinha de banana verde, licor, bala, doce e rapadura de banana.
Estava presente o SILMAR DE SOUZA GONÇALVES  - PREFEITO MUNICIPAL, José Eugênio Secretário Municipal de Turismo de Livramento e o Geraldo Donizeti Lúcio que é agente técnico da SEADTUR e Naja Varley, coordenadores e consultores técnicos, representantes do Projeto REDE- SMT - MT, apoiado pela UNISOL BRASIL,  quem esteve presente também foi o Jefferson Borralho e sua esposa representantes do Instituto Nobres Vozes - INNOVO  
REDE SMT  tem como uma estratégia a cooperação solidária,  que agrupa no primeiro momento cinco empreendimentos econômicos solidários (EESs) com identidade comum.  Em cinco municípios da Baixada Cuiabana,  “O caráter da identidade é territorial, com foco nas cadeias produtivas existentes e ou potenciais, nas política públicas e na cultura e segmentos econômicos. 
Os Empreendimentos da REDE SMT devem apresentar potencial de complementaridade econômica de forma mais direta e devem ser capazes de proporcionar ganhos práticos, além de contribuir para atingir a sua sustentabilidade econômica”, explica Geraldo Lúcio.
“O maior objetivo da Festa da Banana que já está na sua décima edição é de valorizar e fortalecer a cultura afrodescendente, mantendo a identidade do povo quilombola. Com o grande fluxo de pessoas, esta cultura aquece a economia local e está no âmbito  do turismo interno do Estado matogrossense. 
Na ocasião, foi servido um almoço gratuito para os quase 2 mil participantes do evento, que seguiu a tradição dos anos anteriores: carne com  banana verde, carne com mandioca, farofa de banana e arroz branco”, ressaltou Maria Renata de Jesus, presidente da Associação.
“A comunidade pertence ao município de Nossa Senhora do Livramento, onde os moradores são conhecidos como os ‘papas bananas’ e essa cultura está se perdendo.
 Assim, esta foi uma forma dos moradores do quilombo poderem conscientizar as pessoas a continuar cultivando as bananas, visto que podem fazer diversos pratos com ela”, ressaltou Laura Ferreira da Silva, uma das representantes da Associação e organizadora da festa.
Este povoado quilombola possui cerca de 120 famílias e faz parte do território de Mata Cavalo, que é um complexo composto por seis comunidades: Mutuca; Mata Cavalo de Baixo; Mata Cavalo de Cima; Aguaçú; Capim Verde e Ponte da Estiva. 
O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio das Secretaria Adjunta Turismo  tem ações de turismo rural, ecoturismo e produção associada ao turismo   na qual o Complexo Quilombola Mata Cavalo  está contemplado, comenta Geraldo Lúcio que é especialista em turismo rural. 
“Vale ressaltar que a Comunidade Mutuca já recebeu uma formatação de um Projeto de Produção Associada só Turismo, pela ACG, SEBRAE, SEDTUR, Prefeitura, com recursos do Mtur. A comunidade também fez parte do Projeto da UNISOL Brasil, denominado  REDE SOLIDÁRIA DE MATO GROSSO - REDE SMT, com 05 municípios  Baixada Cuiabana” ressalta Geraldo Lúcio.
Os remanescentes de quilombos também são beneficiários com Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária.
 Em Mato Grosso, o órgão público oficial que presta atendimento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) é a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
“Na sua  décima  edição, a Festa da Banana já faz parte do calendário turístico e cultural da comunidade, do município e do Estado, visto que já é uma tradição e visa manter as raízes e identidade dos QUILOMBOLAS”, finaliza Lúcio.
Fonte: Geraldo Donizeti Lucio – Economista, Especialista em Turismo Rural , Técnico da EMPAER a disposição da SEDEC – Turismo. (Representante da UNISOL Brasil em Mato Grosso)
Crédito das imagens: Geraldo Lucio.






Postado por 




Nenhum comentário:

Postar um comentário