24 de junho de 2018

Seminário e Festival de Cinema encerram as Celebrações do Mês Do Meio Ambiente no SESC Pantanal


Fonte: Assessoria de Imprensa – Sesc Pantanal


Foto: Divulgação

A arquitetura como instrumento para a sustentabilidade será um dos temas abordados durante o seminário que é gratuito.


A participação da população é essencial para a construção de uma cidade com melhor qualidade de vida para seus habitantes e que garanta a permanência dos recursos naturais para as gerações futuras. Atitudes que visam a sustentabilidade no meio urbano podem fazer parte do cotidiano das pessoas. Algumas dessas atitudes serão apresentadas aos moradores de Poconé durante a segunda edição do Seminário Cidades Sustentáveis, promovido pelo Sesc Pantanal, no dia 27 de junho das 8h30 às 12h30 no Sesc Poconé. 
Destinado à comunidade, associações, cooperativas, representantes do poder público, estudantes, professores, dentre outros profissionais, o evento é gratuito e propõe-se a criar um espaço para o diálogo, a reflexão além de incentivar adoção de atitudes voltadas para a sustentabilidade no meio urbano, especialmente em Poconé, cidade que está localizada em um dos biomas mais notáveis do Brasil e do mundo, o Pantanal mato-grossense. O seminário é a culminância das atividades realizadas no Mês do Meio Ambiente do Sesc Pantanal.
“Ações como esta são relevantes diante de um cenário de pressões e ameaças ao ambiente e ao contexto social local, além de reafirmar os compromissos do Sesc Pantanal enquanto polo de referência socioambiental e oportunizar avanços no debate e nas iniciativas para beneficiar a cidade de Poconé, sua população e, consequentemente, o Pantanal”, destaca Cristina Cuiabália, Gerente de Pesquisa e Meio Ambiente do Sesc Pantanal. 
A arquitetura como instrumento para a sustentabilidade será um dos temas abordados neste ano. “Como a Arquitetura pode contribuir para uma cidade mais sustentável?” é o que responderá o doutor em arquitetura e urbanismo, José Portocarrero, autor do projeto do Centro SEBRAE de Sustentabilidade em Cuiabá, da Usina Fotovoltáica do Sesc Pantanal e das futuras dependências da Escola Sesc Pantanal. As soluções para uma ocupação humana sustentável serão apresentadas pelo arquiteto e permacultor João Lucas Neves da CAN Sustentável, empresa mato-grossense que difunde a sustentabilidade nas construções com trabalhos no Brasil e no exterior.
A artista plástica Ruth Albernaz que também é doutora em Biodiversidade Amazônica mostrará à população de Poconé como a arte pode aproximar as pessoas da natureza e ainda se tornar uma fonte de renda. O engenheiro agrônomo Egon Nord falará sobre os benefícios e desafios da produção de alimentos orgânicos. 
FICA – A última semana do mês do meio ambiente do Sesc Pantanal também terá exibição de filmes. Com vinte anos de história, o consagrado Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica) chega a cidade de Poconé e ao distrito de São Pedro de Joselândia. O Fica, acontece desde 1999 na Cidade de Goiás, berço cultural do Estado, ao longo do tempo adquiriu solidez e independência, consolidando-se como um dos mais importantes acontecimentos do calendário cinematográfico mundial,

SERVIÇO:

Seminário Cidades Sustentáveis 
Data: 27 de junho de 2018
Local: Sesc Poconé - Avenida Generoso Ponce, Centro (entrada da Transpantaneira) - Poconé
Horário: das 8h30 às 12h30

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA AMBIENTAL (FICA)
Data: 26 e 27 de junho de 2018 
Local: Sala de projeção do Sesc Poconé - Avenida Generoso Ponce, Centro (entrada da Transpantaneira) - Poconé
Horário: 19h
Classificação: Livre

Data: 28 de junho de 2018 
Local: Escola E. Maria Silvia Peixoto de Moura em São Pedro de Joselândia
Horário: 19h
Classificação: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário