6 de junho de 2018

Guias de turismo e Condutores de MT são qualificados para transmitirem informações espeleológicas aos turistas.




A empresa Geo e Bio Ambiental é uma empresa mato-grossensse, especializada em pesquisas espeleológicas, além de trabalhos técnicos, preocupa-se também em tornar a espeleologia mais próxima das pessoas e dismistificar mitos negativos das cavernas e dos animais que o habitam, como por exemplo, os morcegos. 

O turismo é uma das ferramentas que a Geo e Bio vem utilizando para disseminar o conhecimento espeleológico. Nesse contexto foi realizado o I curso de Introdução á espeleologia para Guias de Turismo e Condutores de MT, a primeira edição foi realizada em Chapada dos Guimarães, o que demandou a próxima realização na capital Cuiabá, prevista para agosto/2018, afim de, qualificar mais profissionais que atuam diretamente com os turistas.

As disciplinas foram abordadas com teor técnico, para que os Guia e Condutores estejam preparados para transmitirem informações para diferentes perfis de turistas. O Plano de Manejo espeleológico (PME) foi um dos assuntos importantes tratados no curso, devido ao pouco conhecimento por parte do orgão ambiental estadual e proprietários de áreas com que pretendem trabalhar o espeleoturismo percebido pelos pesquisadores. 

Devido ao grande potencial espeleológico e espeleoturístico de Mato Grosso, a equipe de espeleólogos considera importante desenvolver esse trabalho junto ao poder público, para que as cavernas sejam conservadas atendendo adequadamente a legislação, e também sejam utilizadas de forma sustentável para desenvolvimento de regiões através do espeleoturismo.

O curso realizado em Chapada dos Guimarães foi notícia no Boletim Eletrônico da Sociedade Brasileira de Espeleologia, publicado na ISSN 1809-3213 - Ano 13 - nº 384 - 01 de Junho de 2018, pg. 11. Mais informações sobre o curso acesse o Boletim:www.cavernas.org.br/sbenoticias.asp


Natally Carvalho Neves Linhares
(Diretora adjunta
Geo & Bio Ambiental)




Nenhum comentário:

Postar um comentário