15 de maio de 2018

Representante da UNISOL BRASIL de Mato Grosso (Geraldo Lúcio), discute Projeto de REDE SOLIDÁRIA no Setorial Turismo em Evento Solidário em Brasilia


1o Encontro Geral das Redes de Cooperação Solidária da UNISOL BRASIL

Mato Grosso está participando  do Encontro Geral das REDES DE COOPERAÇÃO SOLIDÁRIA da Unisol Brasil, no âmbito do Projeto Redes II, convênio com a Subsecretaria Nacional de Economia Solidária (Ministério do Trabalho).

O referido evento está acontecendo no Hotel Brasilia Imperial nos dias 14 a 16 de maio de 2018.

No Estado de Mato Grosso a Unisol Brasil iniciou suas atividades coordenadas pelo Agente Técnico da SEADTUR Geraldo Donizeti Lucio que à partir do ano de 2012 passou a ser representante da UNISOL Brasil no estado realizando ações no Território da Cidadania Baixada Cuiabana ou "Vale do Rio Cuiaba" .

Segundo Geraldo Lucio , iniciaram com o Projeto Bases de Serviços e depois A REDE SMT - TURISMO (Rede Solidária Mato Grosso Setorial de Turismo).

O projeto REDE SOLIDARIA MATO GROSSO - TURISMO, ira fazer reuniões e cursos de formação em Economia Solidária. 

Consultorias na area de produtos produtiva de in' naturos, beneficiados, e potenciais sub produtos.

Formatação de produtos e roteiros dentro dos conceitos de Ecoturiamo, Turismo Rural na Agricultura Familiar e  Produção Associada ao Turismo.

Consultoria em tabelas nutricional para desenvolvimento de novos produtos artesanais, design para aprimoramento doa produtos e elaboracao de Plano de Negócios da Rede.

São 05 municipios participantes da REDE SMT - Turismo, com uma instituição de cada municipio.
Barão do Melaço . ASSOCIAÇÃO DA PIUVA
Cuiaba . ASSOCIAÇÃO SÃO JERÔNIMO
Livramento . Associação Mutuca
Pocone. Associação Capão Verde
Nobres . Instituto INNOVO.
A instituição que trabalha a Rede SMT - Turismo em Mato Grosso  é  o Instituto de Natureza, Cultura e Turismo - PRONATUR.

Dentro do Encontro, também esta acontecendo  o 1o. Encontro das Mulheres das Redes e 1o. Encontro das Juventudes das Redes que conta com a participação da jovem turiamologa Suellen Borralho do Instituto Nobres Vozes.

A Representante da Comunidade Quilombola da Mutuca de Nossa Senhora do Livramento, Laura estava agendada para participar do evento representando as mulheres, mas, por motivos de saúde de ultima hora teve qur desistir de sua participação. 

Estes Encontros tem o objetivo de iniciar o Projeto Redes II, pactuar cronogramas e ações, bem como consolidar o Comitê Gestor, Comitê de Mulheres e Comitê de Juventudes.

O projeto possui 6 Metas ao todo, que buscam promover a eficácia econômica e organizativa das 17 Redes de Cooperação Solidária, visando seu fortalecimento e a sua organização, alinhados com o desenvolvimento territorial sustentável e autonomia econômica das mulheres, como estratégia de promoção da igualdade de gênero, protagonismo das mulheres e o pleno exercício de cidadania da mulher.

Alguns números do projeto: 17 REDES, 135 EES, 5.398 pessoas beneficiadas (integrantes dos empreendimentos).

Redes  Solidarias do Brasil

Rede Solidária Baixo Acre - AC
Rede COPACAJU - CE
Rede SMT Turismo - MT
Rede Vale do Ribeira - SP
Rede Mineira de Artesanato - MG
COOPRede - PB
Rede Piauí Produtivo - PI
Rede Vale Itaime - PI
Rede Tam'kan - RR
Rede Ellos Solidários - RS
Rede Justa Trama - RS
Rede Conquista - BA
Rede Jacuipe - BA
Rede Vale do Jiquiriça - BA
Rede Valença Solidária - BA
Rede Alta Paulista - SP
Rede Orgânico Solidário - SP

O representate da UNISOL BRASIL em Mato Grosso "Geraldo Donizeti Lucio"  é Agente Tecnico da EMPAER-MT a disposição da Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso 

Nenhum comentário:

Postar um comentário