31 de maio de 2018

DIA ESPECIAL DE BATATA DOCE BIOFORTALECIDA É REALIZADO EM GUARANTÃ DO NORTE - MT

Foi realizado nesta última terça-feira (29/05/2018) um Dia Especial para apresentação da Batata Doce Biofortificada, produzida na Linha Páscoa II, Comunidade Santa Terezinha, no Sítio da Família Scheibler, introduzida no município de Guarantã do Norte pela Empaer Local, que acompanha tecnicamente a multiplicação para posteriormente  distribuir entre as famílias da agricultura familiar, principalmente aos que entregam alimentos no PAA, PNAE e Feira de Produtores.

A Batata Doce Biofortificada faz parte de um projeto de pesquisa técnico-ciêntífico desenvolvido por entidades internacionais e no Brasil pela Embrapa Agroindútria de Alimentos, objetivando diminuir a desnutrição das populações mais carente mundialmente, com alimentos mais nutritivos, incluindo também, mandioca, arroz, feijão, abóbora, milho e trigo.
Em Mato Grosso, através da Empaer, que é parceira da Embrapa, vários municípios receberam exemplares do material para multiplicar junto aos agricultores familiares a Batata Doce Biofortificada.

No evento, primeiramente foi apresentado ao grupo presente uma explanação sobre os Alimentos Biofortificados, que são os alimentos enriquecidos com substâncias, tais como ferro e zinco, vitamina E, compostos bioativos, antioxidantes, dentre outros, no caso da Batata Doce Biofortificada, esta é enriquecida com betacaroteno. Depois das informações o grupo seguiu para o campo para conhecer a produção onde realizaram a colheita das batatas e os técnicos distribuíram ramas e batata semente para os presentes, para multiplicação do material.
Posteriormente os presentes puderam degustar e conhecer o sabor da Batata Doce Biofortificada e demais alimentos produzidos pela UPF acompanhada pela Empaer Local.

A técnica Geni Marieta Matte, que acompanha a produção e a UPF salientou a importância e o objetivo da realização do evento: “O objetivo do programa é, primeiramente, diminuir a desnutrição e garantir maior segurança alimentar através do aumento do teor de vitamina A (betacaroteno) na dieta da população mais carente e necessitada. Com esse intuito é que convidamos agricultores e técnicos do município e também os coordenadores da merenda escolar estadual e municipal, para tomarem ciência da existência dessa variedade de batata e poder introduzi-la na merenda escolar para os alunos do município”.

Estiveram presentes no evento agricultores, técnicos, representante da Secretária da Agricultura Leo Scheiffer e da Sretaria da Educação Estadual, Renata Martins e a Nutricionista das Escolas do Município, Daine Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário