1 de fevereiro de 2018

Fórum em Alto Araguaia debate regionalização do turismo


Assessoria | Seadtur-MT 

A | A

A cidade de Alto Araguaia será sede, nesta sexta-feira (02.02), do IX Fórum Regional de Turismo do Domo de Araguainha. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo em parceria com a Secretaria Adjunta de Turismo do Estado (Seadtur). O objetivo do evento é debater as ações que estão sendo desenvolvidas para o incremento do turismo nos oito municípios que integram o Domo do Araguainha: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguinha, Guiratinga, Ponte Branca, Tesouro e Torixoréu.

O evento contará com a presença da Secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Tetê Bezerra, e da Secretaria Adjunta de Turismo do Estado, através do agente técnico da Coordenadoria de Estruturação e Qualificação de Turismo, Geraldo Lúcio.

O Domo do Araguainha é uma das regiões que integram o Mapa do Turismo Brasileiro. Ao todo, 16 regiões de Mato Grosso integram o Mapa, abrangendo 94 municípios. É por meio deste programa que o Ministério do Turismo e os Estados podem tem uma melhor orientação para tomada de decisões sobre políticas públicas voltadas ao turismo. 

A participação no Mapa do MT serve como um instrumento de planejamento, gestão e estruturação do turismo em âmbito regional,além de ser uma imensa vitrine online para pesquisas e consultas dos viajantes do Brasil e do mundo. Ser integra do Mapa também possibilita a viabilização de recursos federais para serem investidos no setor. Isso porque, de acordo com a Portaria MTur nº 182/2016, pelo menos 90% da programação orçamentária anual do Ministério do Turismo devem ser destinados aos Estados, Regiões Turísticas e municípios que participam do Mapa do Turismo Brasileiro.

Para integrar o Mapa 2017/2019, o MTur exigiu dos municípios que possuíssem um órgão municipal de Turismo, orçamento exclusivo para o turismo e assinatura de um Termo de Compromisso para criação de Conselho e Fundo Municipal do Turismo e um Plano Estratégico. Outras questões também são levadas em consideração para a inclusão de municípios nas regiões formadas, como, por exemplo, a proximidade geográfica e características de similaridade, como aspectos sociais, econômicos e culturais.

Atual Mapa do Turismo Brasileiro – Mato Grosso

Região Turística Amazônia Mato-Grossense: Alta Floresta; Carlinda; Nova Bandeirantes; Paranaíta.

Região Turística Portal da Amazônia: Colíder; Guarantã do Norte; Itaúba; Matupá; Nova Canaã do Norte; Nova Santa Helena; Peixoto de Azevedo.

Região Turística Vale do Juruena: Aripuanã; Juína; Juruena;

Região Turística Portal do Agronegócio: Cláudia; Lucas do Rio Verde; Nova Mutum; Nova Ubiratã; Sinop; Sorriso; Tapurah.

Região Turística Vale do Arinos: Juara; Novo Horizonte do Norte; Porto dos Gaúchos; Tabaporã.

Região Turística das Nascentes: Barra do Bugres; Brasnorte; Campo Novo do Parecis; Campos de Júlio; Porto Estrela; Sapezal; Tangará da Serra.

Região Turística Vale do Guaporé: Comodoro; Conquista D'Oeste; Figueirópolis D'Oeste; Jauru; Nova Lacerda; Pontes e Lacerda; Vila Bela da Santíssima Trindade.

Região Turística Vale do Cabaçal: Curvelândia; Lambari D'Oeste; Mirassol D'Oeste; Reserva do Cabaçal; Rio Branco; Salto do Céu; São José dos Quatro Marcos.

Região Turística Pantanal Mato-Grossense: Barão de Melgaço; Cáceres; Nossa Senhora do Livramento; Poconé; Santo Antônio do Leverger.

Região Turística Circuito das Águas: Chapada dos Guimarães; Diamantino; Jangada; Nobres; Nova Brasilândia; Nortelândia; Rosário Oeste; São José do Rio Claro.

Região Turística Metropolitana: Cuiabá; Várzea Grande.

Região Turística Vale do São Lourenço: Campo Verde; Dom Aquino; Jaciara; Juscimeira; São Pedro da Cipa.

Região Turística Rota dos Ipês e das Águas: Itiquira; Paranatinga; Pedra Preta; Poxoréo; Primavera do Leste; Rondonópolis.

Região Turística Domo de Araguainha: Alto Araguaia; Alto Garças; Alto Taquari; Araguainha; Guiratinga; Ponte Branca; Tesouro; Torixoréu.

Região Turística Portal do Araguaia: Barra do Garças; Campinápolis; Canarana; Cocalinho; Gaúcha do Norte; Nova Xavantina; Novo São Joaquim; Pontal do Araguaia; Ribeirão; Cascalheira.

Região Turística Vale do Araguaia: Canabrava do Norte; Confresa; Luciara; Santa Terezinha; São Félix do Araguaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário