5 de fevereiro de 2018

Encontro: PRÁTICAS E SABERES DO CUIDADO: O OLHAR

  Que apresenta quatro visões diferentes sobre o mundo, de um pesquisador indígena e aprendiz de Xamanismo Eric Timóteo Iwyrâkâ Kmaikiawa (MT) da etnia Kurâ-Bakairi; da artesã indígena e experiente em ervas medicinais Domingas Apatso Ribaktatsa, da etnia Rikbaktsa;  pela terapeuta Maria Paschoalina Barbieri (ABEM-MT) que atende pessoas em busca de tratamento de saúde através…

READ MORE

Encontro: SABERES DE ENFRENTAMENTO: MICROPOLÍTICAS E PRÁTICAS DE LUTA

Que trará para o debate a pesquisadora e militante do movimento feminista e do movimento negro: Djamila Ribeiro (SP); o imigrante haitiano Jacques Duckson, que é presidente da Organização de Suporte das Atividades dos Haitianos no Brasil (OSAHB);  Taísa Machado (RJ), dançarina do Grupo AfroFunk e militante pelo movimento feminista; Assucena Assucena (SP) e Raquel…

READ MORE

Encontro: EDUCAR E CONSTRUIR JUNTOS: OS SABERES E A FORMAÇÃO EM OUTROS CONTEXTOS

Que apresenta um olhar sensível para as práticas educacionais que dialogam com outros processos culturais como a arte, o esporte e os processos de inclusão de pessoas com deficiência, tendo como debatedores Leonardo Castilho (SP), responsável pela mediação para pessoas com deficiência do MAM-SP; Rita Aquino (BA), pesquisadora e arte educadora, responsável pela mediação de…

READ MORE

Vivência: MEDIAÇÃO CULTURAL, CULTURA SURDA E LIBRAS com Leonardo Castillho (SP)

Propõe uma conversa com os participantes, sejam eles surdos ou ouvintes, sobre a cultura surda, libras e como os espaços culturais podem e devem dialogar com a mediação e os processos de envolvimento do público com deficiência. As pessoas Surdas como minoria linguística têm uma experiência comum de vida, e isso se manifesta na cultura…

READ MORE

Vivência: CULTURA DA FLORESTA, A MEDICINA NATURAL, BIOENERGIA E PRÁTICAS DE CUIDADO com a Dona Paschoalina Barbieri (MT)

Seja a partir da ancestralidade cultural e do uso tradicionais das ervas medicinais, seja com a apropriação da ciência formal e seus usos mais recentes, aspecto da cultura do ser humano, as plantas medicinais são conhecidas por sintetizarem uma grande variedade de compostos químicos que são utilizados para desempenhar funções biológicas importantes para o organismo…

READ MORE

Vivência: DO AFRO AO FUNK – A ANCESTRALIDADE DO TAMBORZÃO com Taísa Machado do grupo Afrofunk (RJ)

  Um mergulho no universo contemporâneo de dança das periferias cariocas e suas essências ancestrais através do encontro entre as batidas do funk carioca e as danças tradicionais africanas passando pelo samba e suas variações. É um convite a reflexão sobre os impactos da diáspora africana na construção das danças urbanas brasileiras e lançarmos um…

READ MORE

Vivência: ARTE PARTICIPATIVA, MEDIAÇÃO CULTURAL E PRÁTICAS COLABORATIVAS: PERSPECTIVAS PARA UMA CURADORIA EXPANDIDA com Rita Aquino (BA)

  A partir de considerações sobre arte participativa em uma perspectiva histórica, a mediação cultural é situada no âmbito das tendências contemporâneas de desenvolvimento de projetos artístico-pedagógicos, sublinhando sua potência enquanto ambiente de experiências que friccionam arte, política, educação e sociedade em diferentes escalas, de modo a provocar traduções culturais em múltiplas direções. É neste…

READ MORE

Vivência: PRÁTICAS DO CUIDADO: AUTISMO, PSICOMOTRICIDADE E A MÚSICA com Claudiane Campos, Tuanny Godoy e Rose Ane Callejas

A criança autista deve estar inserida no contexto integral da sociedade e das instituições, por sua vez, deve respeitar suas particularidades. Mesmo que muitos profissionais de educação se veem diante de um grande desafio para lidar com alunos que precisem de uma atenção maior, devemos dizer que a própria criança é quem lidará com barreiras…

READ MORE

Vivência: ENCONTRO: CORPO, AÇÃO, CENA E RITUAL com Naine Terena (MT)

Encontro ritual é uma oficina cênica resultante da pesquisa no universo indígena, a partir de cantos, danças, pinturas e ornamentos, afim de verificar a organicidade do corpo cotidiano indígena e promover ao ator/bailarino/autor, a possibilidade de experimentar através de exercícios físicos/encenações, elementos da cultura indígena brasileira. 24/02 | 08h às 12h e 14h às 18h…

READ MORE

Vivência: CULTURA AFRO E A CAPOEIRA DE ANGOLA Com Mestre Weto Salgado (MT)

Propõe uma prática em dança a partir da capoeira, contextualizando suas origens e propondo uma partilha e reflexão sobre aspectos da cultura afro. Angola é o estilo de capoeira mais próximo de como os negros escravos lutavam a capoeira. Caracterizada por ser mais lenta, porém rápida, movimentos furtivos executados perto do solo, como em cima,…

READ MORE

Partilha de Saberes: CONHECENDO O ARTESÃO

A partir da prática já desenvolvida no Sesc Casa do Artesão, o seminário propõe um espaço de partilha de conhecimento a partir da performance de artesãos que realizarão seus procedimentos e feituras ao vivo para que o público possa ter acesso a suas práticas e a seus saberes, propondo um diálogo próximo e intimista com…

READ MORE

Ocupação CASA CUIDAR E JARDIM CURA por Ruth Albernaz (MT)

É uma obra inédita com duas instalações que se complementam para um intenso processo de construção dialógica com o público. O ponto de partida para a criação é a partir da intencionalidade de conectar o universal/local e espiritual/material no que tange o plano dos sentidos e das práticas tradicionais de cura. O trabalho apresenta uma…

READ MORE

Instalação Fotográfica: FÉ DE FRANCISCA por Henrique Santian (MT)

Intervenção: CIRCULO DE MULHERES (MT)

  Xamãs? Curandeiras? Senhoras! As mais antigas de seu povo. Trazem consigo a sabedoria ancestral. Dançam em círculo numa conexão de suas energias com a natureza, com o universo, umas com as outras. Preparadas partem em cortejo para os cuidados da vida. Conectadas estamos, abençoadas sejamos. O coletivo, através de uma pesquisa de Teatro de…

READ MORE

Música: GRUPO DE MARACATU BURITI NAGÔ (MT)

Coletivo de batuqueiros que buscam fortalecer um intercâmbio do maracatu pernambucano em meio ao cerrado mato-grossense. O grupo iniciou suas atividades no dia 1º de Maio de 2014, oferecendo oficinas gratuitas de percussão, dança e canto de Maracatu, realizadas na Universidade Federal de Mato Grosso. O Buriti Nagô se reconhece como filho da grande Nação…

READ MORE

Música: GRUPO DE CURURU TRADIÇÃO CUIABANA DO COXIPÓ (MT)

GRUPO DE CURURU TRADIÇÃO CUIABANA DO COXIPÓ (MT) O cururu é uma dança que faz parte das manifestações culturais mato-grossense. Hereditário, o Cururu tem predominância familiar e é um misto de elementos de religiosidade e brincadeira. O Grupo de Cururu Tradição Cuiabana do Coxipó foi fundado no dia 12 de setembro de 2013, congregando cerca…

READ MORE

Dança: GRUPO DE SIRIRI FLOR DE ATALAIA (MT)

GRUPO DE SIRIRI FLOR DE ATALAIA (MT) Cerca de cinquenta crianças, jovens e adultos tem um encontro marcado toda sexta-feira à noite. O objetivo é um só: dançar o siriri. É no bairro periférico ‘Parque Atalaia’ que nasceu o grupo que, hoje, já participou de um festival nacional de dança no Rio de Janeiro e…

READ MORE

Show: STAR MAGIC 509 (MT)

STAR MAGIC 509 (MT) Formado por três haitianos, amigos no Brasil, sua relação com a música se fortaleceu na cidade de Cuiabá. Com a chegada do Asid Adult Man que depois se juntou de maneira bem natural em busca de uma parceria de sucesso com G bay e DJ Carlos para tocar em festivais de…

READ MORE

Show: KUNUMI MC (SP)

Canta Rap indígena para defender as suas causas, ativista, escritor e poeta, filho do escritor e autor Olivio Jekupe, Wera Jeguaka Mirim (kunumi mc) nascido em São Paulo, na região de parelheiros, a Aldeia Krukutu. 24/02 | 21h30 | Jardim | Classificação Livre

Show: KAROLA NUNES (MT)

Karola Nunes é cantora, compositora, instrumentista, sonoplasta, professora e batuqueira. Nascida em 1986, na cidade de Rondonópolis – Mato Grosso, cursa Licenciatura em Música na UFMT. Foi vencedora do 1º lugar em composição inédita do Festival da Canção de Campo Verde (2017) e vencedora do 2º Concurso de Novos Talentos do programa É Bem Mato…

READ MORE

Show: AS BAHIAS E A COZINHA MINEIRA (SP)

  Assucena, Rafael e Raquel se conheceram na faculdade de História da USP no ano de 2011 – a partir de então, iniciaram uma intensa amizade em torno de ideias musicais e artísticas. O nome da formação se deve ao fato de que as duas cantoras, transexuais, coincidentemente tinham o mesmo apelido “Bahia”, e o…

READ MORE

Blog at WordPre

Nenhum comentário:

Postar um comentário