24 de janeiro de 2018

Startups movimentam o turismo e buscam soluções inovadoras para o setor

Por
Maisa Martinelli

As startups, companhias e empresas que estão no início de suas atividades e que visam explorar um negócio inovador, vem crescendo e tomando conta do mercado. Geralmente essas empresas movimentam o mercado com ideias inovadoras e propostas ousadas, sendo responsáveis também por geração de empregos.

 As startups estão, cada dia mais, tomando conta dos vários segmentos. No turismo não é diferente. Empresas inovadoras estão vendo no setor turístico a oportunidade de empreendimentos de sucesso. O Leiagora conversou com Sidnei Varanis, responsável pelo startup de turismo Skoobtur, que nos deu informações importantes acerca do assunto. Confira a nossa entrevista.

1- O que é o Skoobtur e como surgiu a ideia?

Uma rede social confiável, amigável e on-line, que funciona de forma comunitária, no qual os usuários poderão pesquisar, conhecer, avaliar, curtir, compartilhar e, principalmente, comprar e vender passeios turísticos. Nosso olhar está sendo para a tripla hélice do desenvolvimento do turismo, e desta forma, temos 3 áreas principais e prioritárias dentro do sistema:

1.Os turistas, em busca de informações, e gerar consumo;

2. As empresas do setor, buscando potencializar e/ou sobreviver em seu mercado;

3. Os municípios com potencial turístico, que desejam o desenvolvimento do setor e políticas públicas adequadas.

Com equilíbrio nestes 3 pontos, se consegue um desenvolvimento sustentável, e o Skoobtur vem para atender essa necessidade.

A ideia surgiu da necessidade de evolução e atendimento do mercado com o sistema de gestão do turismo, que também possuímos e atuamos há mais de 8 anos.

2- Qual foi o primeiro passo para tirar a ideia do papel e concretizá-la?

Na verdade, a ideia/necessidade estava engavetada há algum tempo, e nós sempre sem tempo, e quando fomos aprovados num programa de pré-aceleração, oferecido pelo Sebrae-MT e o governo do estado de MT, foi quando fomos “forçados” a desenvolver o projeto, e fizemos, durante 3 meses. Atuávamos somente da forma tradicional de se tocar um negócio, aprendemos neste curto tempo a pensar e agir como uma startup, inclusive, montamos uma dentro de nossa própria empresa, exclusivamente para o desenvolvimento do Skoobtur.

3- Qual é o momento atual do startup?

Neste momento, estamos concluindo o desenvolvimento de uma nova versão da rede social, e fazendo as integrações com o marketing place e e-commerce. Como fomos vencedores (terceiro lugar) do Ideação, ganhamos na premiação algumas consultorias e parcerias. A partir da próxima semana, iremos verificar o que tudo isso poderá colaborar com nosso projeto. Importante também dizer que estamos numa fase de busca de investidores, e criamos uma proposta muito atraente para tal.

4- Como você enxerga o Skoobtur daqui uns anos?

A curto prazo, ele está atendendo a necessidade de seus usuários, e atuando dentro do Brasil e América do Sul. A médio prazo, rendendo muita receita aos seus investidores. E a longo prazo, com certeza, já substituído por algo mais moderno, atendendo um novo mercado, e temos esperança que sejamos nós os desenvolvedores.

5- Qual o diferencial competitivo da empresa?

Desde 2010 a empresa (que somos nós) atuamos neste mercado, tecnologia + turismo, conhecemos bem o mercado e temos muita experiência, agora, mais uma vez, estamos inovando no setor, lançando mais um produto com muita tecnologia. Nosso diferencial é esse, a experiência de mercado com o fato de estar na vanguarda da tecnologia para o setor.

Queremos com o Skoobtur, mostrar profundamente o mercado consumidor de passeios turísticos, o real e o potencial, aproximando consumidores e fornecedores, dando visibilidade as experiências obtidas dentro do município turístico. Nossa solução atinge o efeito hélice, fazemos trabalhar em harmonia as 3 pás fundamentais: Consumidor, Fornecedor e o Destino.

6- Por que decidiu empreender no mercado que está inserido (turismo)?

Sou apaixonado pelo setor, além da formação na área, acredito que a economia do Brasil, como todos sabem, atualmente não é a das melhores. Mas é natural, aqui no país, ela ter momentos de 3 a 4 anos muito bons, com investimento internacional e, em seguida, momentos não tão bons assim. E estamos finalizando um momento ruim, mas excelente para novos negócios, pois estas, em breve, irão surfar na crista dessa onda. E os indicadores apontam que teremos agora um 2018 muito favorável. E acreditamos que o empreendedorismo no setor do turismo seja uma saída interessante de combate à crise, transformar quase 14 milhões de desempregados em 14 milhões de oportunidades.

7- Qual a importância do turismo para você?

Tenho certeza que ele pode ser um divisor de águas em muitos municípios, gerando renda e emprego, turismo desperta oportunidades. Sendo trabalhado de forma séria e justa, com políticas públicas adequadas, poderá mudar o rumo de um município, e se for para melhorar o Brasil, terá sempre minha total atenção. Atualmente também participo de outro projeto, que é o Programa Na Trilha, que apresenta o turismo aos telespectadores.

 

Sidnei Varanis – Bacharel em Administração de Empresa, formado em Comércio Exterior, pós-graduado em Prática Pedagógica no Ensino, em Agente de Inovação Tecnológica e em Gestão Pública. Especialista em Regionalização do Turismo, Formação de Gestores da Política Pública do Turismo e Segmentação do Turismo, estudioso do tema Empreendedorismo. É Empretec e credenciado como instrutor e consultor no SEBRAE e SESI. Autor do Livro Empreendedorismo – Perfil Desbravador.  Sócio das empresas Ícone Sistemas, Ecobooking e I7TV. 

Foto: panrotas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário