31 de janeiro de 2018

Projeto Rota do Peixe é tema de reunião do CIDESA em Nova Lacerda.


No dia 24 de Janeiro, mais uma reunião do Consórcio Intermunicipal Econômico Social e Ambiental do Vale do Guaporé (CIDESA) foi realizada, com a presença do presidente e prefeito de Nova Lacerda, Uilson José da Silva juntamente com sua equipe de servidores do setor de agricultura dos municípios consorciados.

Carlos Pereira Maia, diretor executivo do CIDESA iniciou a reunião explanando sobre projeto ‘Rota do Peixe’ nessa região. Participam seis municípios, sendo eles: Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D’Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Foi explanado sobre o projeto ‘Rota do Peixe’ que está dividido em três fases:

1) Implantação: adquirir veículo, contratação de uma empresa especializada e a implantação dos tanques escavados. Serão elaborados 30 projetos sendo eles distribuídos em 5 por município. Cada município deverá observar a aptidão para as áreas desses projetos.

2) Aquisição de 2 Retroescavadeiras: nessa fase, consta prancha para carregar as retroescavadeiras e os caminhões frigoríficos para escoamento do produto.

3) Entreposto de Pescado: construção do entreposto que antes da elaboração do projeto, no colegiado dos prefeitos foi definido tal construção na cidade de Vila Bela.

No entanto ficam definidos os seguintes pontos: Realizar o levantamento dos piscicultores dos municípios para a criação de um bando de dados que será encaminhado ao INDEA; buscar apoio diferenciado das instituições financeiras, para os piscicultores; criar leis municipais de incentivo à piscicultura, que fica como tema de debate na próxima reunião, onde será padronizada entre os municípios do consórcio de forma a incluir a questão de desenvolver a atividade através do Consórcio Intermunicipal.

Por: Alex Munhoz / Assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário