18 de janeiro de 2018

Dieta restritiva de cereais e porco faz menino de 11 anos perder a visão

 OUÇA A REPORTAGEM

OLHO DO MENINO ANTES DO TRATAMENTO (FOTO: REPRODUÇÃO/JAMA PEDIATRICS)

Um menino de 11 anos teve sérios problemas de visão derivados de uma dieta restritiva. O caso ocorreu no Canadá e um estudo sobre ele foi publicado no periódicoJAMA Pediatrics.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADADE

Os pais do garoto o levaram para o hospital oito meses após ele ter começado a perder a visão. Segundo os médicos, na primeira consulta o menino conseguia ver apenas alguns movimentos a uma distância de 30 centímetros de seu rosto.

"A camada externa dos olhos do menino também estava severamente seca", afirmou o Dr. Eyal Cohen, pediatra do Hospital para Crianças Doentes em Toronto, no Canadá, que tratou o jovem, em entrevista ao Live Science. "Isso pode fazer com que o material se junte na córnea e se torne uma Mancha de Bitot."

Leia também:
+ Médicos encontram verme dentro do olho de jovem mexicano
+ Paciente de câncer descobre que caroço era peça engolida em 1977

De acordo com o estudo, o menino tinha várias alergias e eczema, uma inflamação na pele que acreditava-se ser causada pelo contato com alguns tipos de alimentos. Por conta disso, os pais do pequeno o colocaram em uma dieta que consistia em batatas, porco, cordeiro, maçãs, pepinos e cereais. 

Acontece que esses itens têm algo em comum: nenhum deles é uma fonte de vitamina A. Durante os exames, os médicos perceberam que o garoto tinha uma deficiência severa da vitamina, o que pode causar anormalidades na retina. "A falta de vitamina A é comum em partes mais pobres do mundo, onde essa é uma das principais causas de cegueira. Mas isso é mais raro em partes desenvolvidas do mundo."

No tratamento, os médicos deram ao paciente dose fortes e constantes de vitamina A por dois dias seguidos, e uma terceira dose algumas semanas depois, até que ele atingisse o nível ideal para um menino de sua idade.

OLHO DO MENINO APÓS O TRATAMENTO (FOTO: REPRODUÇÃO/JAMA PEDIATRICS)

Seis semanas depois, o olho do garoto melhorou bastante, ainda que não o suficiente para corrigir por completo seus problemas de visão. Segundo Cohen, os pais do menino agora estão atentos às doses de vitamina A dele.

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais da onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário