1 de dezembro de 2017

Voce Que ser uma Ovelha ou quer ser um Bode ?

Coração de Bode ou de ovelha 
Na Bíblia somos comparados a ovelhas do pastor Jesus. Um texto que chamou muito minha atenção foi esse de Mateus:
“E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.” (Mateus 25:31-33)

Esse texto fala que o pastor separa os bodes das ovelhas e que Jesus fará isso quando voltar. Não podemos ignorar que no aprisco existem bodes e ovelhas e que cada um tem características bem diferentes.
Características de uma ovelha:
. É um animal dócil, manso, submisso, tratável, ensinável – o cristão com coração de ovelha é dócil, ou seja, se submete sem oferecer resistência, a submissão é uma atitude natural para ele.
. A ovelha deixa ser tosada, sem reações contrárias, sem resistência, ou seja, deixa que tirem “seus excessos” sem machucar ninguém – o cristão com coração de ovelha deixa-se ser repreendido, aceita repreensão, ouve com mansidão a correção sem dar coices, sem se opor.
. A ovelha não possui defesa alguma, ou seja, depende totalmente de seu pastor – o cristão com coração de ovelha não vive na defensiva, é pacífico, não se defende, ele descansa no cuidado do seu pastor Jesus.
. A ovelha não reclama quando é sacrificada – o cristão com coração de ovelha perde, morre, se sacrifica, se gasta, se doa e não reclama.
. A ovelha nasce para viver em grupo, não se isola e tem necessidade de ser pastoreada – o cristão com coração de ovelha congrega, vive em união com o corpo de Cristo, não se isola pois o “solitário busca seus próprios interesses”( Pv 18:1)
. A ovelha é o símbolo de mansidão e submissão na Bíblia
Características de um bode:
. Já o bode é o oposto da ovelha: é um animal briguento, traiçoeiro, arredio, marrento e atrevido – o cristão com coração de bode gosta de contender, causar resistência, encrenca e dissensões, onde estão sempre conseguem causar alguma confusão.
. Alimenta-se de tudo que encontra – o cristão com coração de bode não se alimenta apenas da segura e pura Palavra de Deus nem tem seus princípios absolutos baseados apenas na Sã Doutrina de Cristo, mistura ideologias humanas e tudo que lhe agrada à sua fé.
. Não aceita repreensão, é desobediente e intratável – o cristão com coração de bode é arredio e não aceita correção, a rebeldia é sua marca. Tratar qualquer assunto com ele é difícil.
. Buscam estar no topo das montanhas, sendo ousados, atrevidos e teimosos – o cristão com coração de bode é atrevido, insubordinado e afronta qualquer autoridade no corpo, não se submete aos irmãos.
. O bode é o símbolo de insubmissão e rebeldia na Bíblia.
Reflexão:
Jesus, o grande pastor das ovelhas, o sumo pastor das ovelhas é conhecido como Cordeiro de Deus ( Jo 1.29; At 8.32), ovelha mansa e humilde. ( Mateus 11:29 “aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração”)
Jesus, o grande pastor, com coração de cordeiro, o cordeiro é o filhote da ovelha. E nós com atitudes de bode?
Jesus, o Filho de Deus, manso e humilde, tratável, dócil, pacífico e entre nós, pecadores, muitos com atitude de bodes indomáveis, intratáveis, indóceis e arredios!
O profeta Isaías já tinha predito que seu comportamento seria como de uma ovelha, com a forte marca de mansidão e humildade (Is 53.7) – o cordeiro perfeito, tornando-se modelo a ser seguido por todo o rebanho. Que modelo esses bodes estão seguindo? A rebelião tem um pai, Lúcifer, que se rebelou contra Deus e foi expulso do céu com seus anjos rebeldes. A rebeldia e insubordinação é uma forte marca do inimigo de Deus e é urgente que os bodes se arrependam e busquem um coração dócil e humilde como o de Jesus.
Pense bem em como a Bíblia apresenta nosso mestre e grande pastor Jesus: homem manso, humilde, dócil, que mesmo sendo Deus, se esvaziou a si mesmo e se tornou homem, se humilhou e Deus o exaltou.
No Reino de Deus tem lugar para ovelhas:
“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Antes, esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, reconhecido em figura humana, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome” Filipenses 2:5-9
Sondemos nossos corações, pois Jesus é pastor de ovelhas e não de bodes:
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” (Sl 139:23-24)


Anúncios



Compartilhe isso:



Nenhum comentário:

Postar um comentário