1 de dezembro de 2017

UFMT apresenta curso de Cinema e Audiovisual

Professores da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (FCA/UFMT) anunciaram na manhã desta quinta-feira (30) a criação do curso de bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFMT, que irá, gradualmente, substituir o curso de Radialismo. 
Participaram do anúncio a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, professora Lisiane Pereira de Jesus, o diretor da FCA, professor Aclyse de Mattos e o chefe do Departamento de Comunicação Social, professor Javier Lopez Dias, além de professores e estudantes da graduação em Radialismo
Durante o evento que oficializou o novo curso, os professores do Núcleo de Radialismo expuseram aos presentes a nova estrutura curricular do curso. “Os dois cursos vão conviver simultaneamente, até que se forme o último aluno de Radialismo”, destacou o coordenador de ensino e graduação, Moacir Francisco, que está à frente do processo de transição entre as duas estruturas curriculares.
Ainda de acordo com o professor Moacir Francisco, os estudantes de Radialismo terão a oportunidade de realizar as disciplinas da nova estrutura que não possuem equivalência na graduação atual de maneira complementar. “São disciplinas como Cinema Brasileiro, Teoria do Cinema e Animação, que serão ofertadas para os alunos do curso de Radialismo como disciplinas optativas”, observou.
O curso de Cinema e Audiovisual da UFMT foi criado pela Resolução Consepe nº 133, de 30 de outubro de 2017, que aprovou o Projeto Pedagógico do novo curso. A partir de março de 2018, através do Sisu, serão ofertadas 30 vagas anuais para a graduação, sendo 15 para o primeiro semestre e 15 para o segundo. Os estudantes terão o período mínimo de oito e máximo de doze semestres para concluir o curso. 
A implantação dessa graduação é uma antiga reivindicação dos profissionais da área. “Há, muitas vezes, uma ideia equivocada de que o profissional de Radialismo tem como campo de atuação somente o Rádio, quando na verdade ele é um profissional de audiovisual, podendo atuar em várias frentes, incluindo o cinema”, explicou o coordenador. “A implantação do curso de Cinema e Audiovisual vem corrigir essa defasagem de nomenclatura, no momento em que o mercado expande as possibilidades de atuação desse profissional em face das tecnologias multimídias, principalmente da Internet”, finalizou.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário