12 de dezembro de 2017

Na Comunidade Tradicional Quilombolas do Capão Verde a Banana Chips está em franca produção



A AGRIVERDE – Associação dos Agricultores e Agricultoras Afrodescendente da Comunidade Tradicional de Capão Verde, é uma entidade civil, sem fins lucrativos que começou a funcionar informalmente em 1990, com um grupo de agricultores trabalhando coletivamente no cultivo e na comercialização da banana de fritar.

As lavouras comunitárias apresentam boa produtividade. Mas com rentabilidade baixíssima devido aos atravessadores que atuavam e ainda atuam na região. Em 1998, o grupo decidiu processar artesanalmente parte desta produção de banana, na tentativa de agregar valor ao produto e romper com a relação desfavorável com os atravessadores. Indicadores, desenvolverem a farinha de banana, (um produto de uso tradicional na culinária no Quilombolo), a bala de banana e, por último e banana chip.

Em 2006, o grupo foi formalizado através de uma associação com o objetivo de desenvolver melhorar a organização comunitária no Quilombo, desenvolver os empreendimentos de economia solidária na comunidade de Capão Verde e na região Morraria, tecnificar o processamento da banana, eficientizar a comercialização e dar um encaminhamento às demandas sociais dos moradores, junto as instituições municipal, estadual e federal.

Atualmente com apoio da Eletronorte e muitos outros parceiros, Capão Verde conseguiu uma estrutura moderna de fábrica de derivados da banana que está proporcionando a todos os agricultores que saiam do processo totalmente artesanal e se desloquem para um novo processo em que terão melhor eficiência e eficácia, com boa produção e alta produtividade, apresentando a eles um fator muito importante de competitividade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário