5 de novembro de 2017

Setor Turistico na China em franco crescimento

Fonte: Diário do Povo Online    
O Instituto de Investigação Turística da China emitiu em Beijing um comunicado oficial intitulado “Análise Económica do Turismo Chinês em 2015 e Previsão de Desenvolvimento para 2016”. O documento revela que a indústria turística da China em 2015 terá registado mais de 4,1 de milhões de deslocações onde se inclui o mercado doméstico e estrangeiros. Os lucros gerados por este fluxo de turistas terá quebrado a impressionante barreira dos 4 triliões de yuans. Estes valores traduzem-se num aumento de 10% e 12% face aos números de 2014. O turismo proveniente do estrangeiro nos últimos três anos registou pela primeira vez um aumento. Em 2015, o número de turistas recebidos do exterior foi de 133 milhões de pessoas – mais 4% do que o ano anterior. Os gastos feitos pelos visitantes totalizaram cerca de 117 biliões de dólares, mais 0.6% do que 2014.
No que diz respeito ao resultado de uma pesquisa para aferir o desejo dos habitantes domésticos de viajarem para fora, concluiu-se que as férias de lazer sobrepõem-se ao turismo de índole mais cultural. O desejo de conhecer o exterior deixou de ser a prioridade dos turistas que partem para o exterior. Com a chegada do ano de 2015, o consumo turístico além-fronteiras não mostra sinais de abrandamento e revela-se através de vários formatos: retiradas de verão, turismo familiar, fins-de-semana turísticos, percursos lúdicos de curta duração, roteiros mais extensos durante as férias do dia nacional, entre outros. O comércio doméstico não para também de aumentar, sendo que a estrutura de consumo foi atualizada.
É possível dizer que desde o ano de 2015, o consumo no turismo se tornou na nova alavanca da economia chinesa.
O documento oficial recomenda que o ano 2016 seja marcado pela exploração de novos setores turísticos, como o turismo rural, turismo de investigação, facilitação do aluguer de automóveis, turismo focado na população sénior, turismo medicinal (aproveitando nomeadamente o potencial da medicina chinesa), cruzeiros, entre outras novas variantes que permitam que o acréscimo na quantidade se traduza num equivalente de qualidade
O relatório refere ainda que o investimento na indústria turística chinesa já deu entrada naquilo que apelida de “era dourada”, caracterizada por um crescimento sólido, e extensos fluxos de capital canalizados para o setor turístico. Esta tendência de 2015 refletiu-se num valor de investimento de cerca de um trilião de yuans – um aumento de 10% face ao ano passado. Esta foi também a primeira ocasião em que a marca de um trilião de yuans foi quebrada.
A indústria turística é referida como um setor estratégico para as relações externas, sendo que a força da influência do turismo chinês não para de aumentar. O intercâmbio turístico sino-coreano refletiu-se em 10 milhões de turistas a visitarem os dois países. No caso do fluxo de visitas mútuas entre a China e os EUA, 4,2 milhões. Os casos do turismo sino-japonês, sino-russo, sino-indiano e entre a China e a europa de leste, encontram-se todos em franco crescimento. O contributo retirado do turismo para o desenvolvimento das relações entre todos estes países não pode ser ignorado.

Edição: Mauro Marques
(Editor:Renato Lu,editor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário