17 de novembro de 2017

Roteiros de Charme assina acordo inédito com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.


Helenio Waddington, Presidente da Associação de Hotéis Roteiros de Charme em seu escritório, Ipanema, Rio de Janeiro, RJ

Criada há 25 anos com inspiração nas metas socioambientais da ECO 92, a Associação de Hotéis Roteiros de Charme acaba de assinar um acordo de cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. O acordo, inédito entre uma entidade privada brasileira e a organização, que fica sediada em Paris, tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do turismo no Brasil e valorizar o conceito de hotelaria consciente.

A Associação de Hotéis Roteiros de Charme é uma organização sem fins lucrativos que congrega 70 hotéis, pousadas e refúgios ecológicos independentes, de norte a sul do Brasil. A associação teve uma iniciativa pioneira no Brasil no que se refere à hotelaria sustentável ao criar, em 1999, um Código de Conduta Ambiental, e se tornou referência internacional da iniciativa privada em proteção ao meio ambiente. O Código deve ser adotado e implementado pelos hotéis associados. Com isso, a Roteiros de Charme tem contribuído para a redução de pressões e impactos ambientais.

“Ao longo de 25 anos, a Roteiros de Charme procurou formas inovadoras de oferecer hospedagens de qualidade que evitassem ao máximo os impactos ambientais e que trouxessem, ao mesmo tempo, algum tipo de benefício para as comunidades existentes nos destinos onde se encontram. Com este acordo, a expectativa é ampliar e aprimorar esse trabalho e divulgar as boas práticas para a que sirvam de exemplo para a hotelaria ”, comenta o presidente da Roteiros de Charme, Helenio Waddington.

O acordo, válido até 2022, tem o objetivo de facilitar a cooperação entre as partes para ampliar suas metas e objetivos em comum em relação à conservação, proteção, melhoria e apoio à natureza e recursos naturais, incluindo a diversidade biológica mundial.

Entre as práticas que fazem parte do Código de Conduta Ambiental adotado pela Roteiros de Charme estão o tratamento de esgoto, a preservação de áreas de alta biodiversidade ou valor cultural, reutilização, redução e reciclagem de materiais, controle de poluição e redução da incineração do lixo, de queimadas e desmatamento, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário