30 de novembro de 2017

Projeto Guardião das Águas auxilia produtor na recuperação de nascentes


Por Assessoria de Comunicação do Instituto Ação Verde

Projeto Guardião das Águas auxilia produtor na recuperação de nascentes Foto: Ascom do IAV

O Projeto Guardião das Águas tem o objetivo de acelerar a recuperação de áreas de preservação permanente – APP, existente nas propriedades rurais do Estado, onde estão localizadas as nascentes das bacias hidrográficas do Rio Amazonas e do Rio Paraguai. O projeto é desenvolvido pela Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso – Aprosoja em conjunto com o Instituto Ação Verde.

A execução das atividades teve início em outubro deste ano com o levantamento de possíveis pontos de afloramento de água em fazendas de soja e milho com base em imagens de satélite de alta resolução, cartas topográficas da Diretoria de Serviços Geográficos do Exército e Modelos Digitais de Elevação do Terreno (MDT) disponíveis na plataforma Geocloud.

O projeto piloto está sendo executado na APP de uma nascente da Fazenda Zonta. Propriedade rural localizada no município de Diamantino-MT, cujo proprietário é o Sr. Eleonir Zonta, associado da Aprosoja.

Nessa primeira etapa, a equipe técnica do projeto está realizando a limpeza da área, plantio e o coroamento das mudas de espécies florestais. Serão seis mil mudas plantadas. “Há perda de solo por erosão na região da nascente e a recomposição da vegetação da APP irá contribuir com o processo de restauração do ambiente degradado”, afirmou a engenheira florestal, Neide Santo.  

De acordo com Marlene Lima, Assessora Socioambiental da Aprosoja, esta área será acompanhada pelos próximos três anos.

A fazenda está localizada sobre o divisor topográfico que separa as bacias do Rio Amazonas e do Rio Paraguai, e servirá como referência geográfica para expandir a atuação do projeto nestas duas importantes bacias hidrográficas que cobrem mais de 80% do território do estado de Mato Grosso.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário