11 de novembro de 2017

Onde Nasce o Rio Cuiabá?


Rio Cuiabá abastece seis das onze cidades por onde passa. (Foto: Reprodução/TVCA)

O Rio Cuiabá passa por 11 cidades de Mato Grosso abastecendo as torneiras de 258 mil casas em seis desses municípios. É o principal rio que abastece a capital e contribui para a Bacia do Alto Paraguai, formadora do Pantanal. Suas nascentes estão em Rosário Oeste, a 133 km de Cuiabá, que se juntam e formam os córregos Cuiabá do Bonito e Cuiabá do Castanho, que ficam no meio das serras Azul e do Tombador.

Os dois córregos se juntam em um ponto chamado de Cuiabá da Larga e em seguida passa a ser Cuiabazinho. Mais para frente se junta com o Rio Manso em Nobres, a 151 km de Cuiabá, e então passa a ser Rio Cuiabá.

Na fazenda da família de Onofre Pedroso Abreu, em
Rosário Oeste, estão 32 nascentes do Rio Cuiabá.
(Foto: Reprodução/TVCA)

A família de Onofre Pedroso Abreu tem uma fazenda ao pé da Serra do Tombador, onde ficam 32 nascentes que contribuem para a formação do rio. Eles cuidam do rio há quase 50 anos, desde que se mudaram para a propriedade em Rosário Oeste. “Sempre procuramos preservar as nascentes do Rio Cuiabá porque sabemos da importância dele para a população cuiabana e cidades que estão às margens do rio”, comenta Abreu.
 
Em outro ponto, no entanto, a proprietária de uma fazenda, Nadir Pedroso de Barros, de 90 anos, acredita que a preservação das nascentes, que são afloramento do lençol freático, está comprometida. “Foi mudando, a chuva foi diminuindo, o povo foi abrindo lavoura em volta e tudo isso diminui a água”, diz.

O engenheiro florestal Lucas Neris Araújo comenta que em alguns locais pode-se perceber a conversão da pecuária para lavoura, que se exige um manejo do solo muito maior. “É preciso ter maquinários, é preciso trabalhar o solo pra poder fazer o plantio. E isso exige que sejam aplicadas técnicas conservacionistas, que vão contribuir pra infiltração da água pro lençol freático, que vai refletir no afloramento das nascentes”, explica.

FONTE: .http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2015/11/serie-mostra-rios-que-banham-cidades-mais-populosas-de-mt.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário