31 de outubro de 2017

A Pousada Piuval do Pantanal de Mato Grosso ganhou o prêmio TOP de Sustentabilidade da BRAZTOA



No dia 30 de outubro de 2017 a Pousada Piuval do Pantanal de Mato Grosso, ganhou o prêmio o prêmio TOP de Sustentabilidade da BRAZTOA em Foz do Iguaçu.

A Pousada Piuval, é um empreendimento de Ecoturismo e Turismo Rural que está situada à 110 km de Cuiabá e a 10 km de Poconé MT. É a primeira pousada da Rodovia Transpantaneira. Possui uma área de 7.000 ha de terra, e possui uma das mais belas paisagens naturais do Pantanal. Nela, encontra-se uma diversificada fauna e flora pantaneira, onde o turista pode observar e admirar sua biodiversidade e ter um contato com a ruralidade pantaneira.

BRAZTOA é a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo reúne mais de 90 empresas e é, desde 1989, uma das mais representativas entidades do setor de turismo no Brasil.



O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade é direcionado a empresas e outras organizações do setor de turismo que investem no desenvolvimento de iniciativas mais sustentáveis para o setor.

A Pousada Piuval concorreu ao prêmio no quesito “Meios de Hospedagem” que consideram-se meios de hospedagem os empreendimentos ou estabelecimentos, independentemente de sua forma de constituição, destinados a prestar serviços de alojamento temporário, ofertados em unidades de freqüência individual e de uso exclusivo do hóspede, bem como outros serviços necessários aos usuários, denominados de serviços de hospedagem, mediante adoção de instrumento contratual, tácito ou expresso, e cobrança de diária.

A Pousada Piuval é participante do PROGRAMA SEBRAE MT DE CERTIFICAÇÃO NA ABNT NBR 15401, Gestão da Sustentabilidade - Meios de 

sendo uma referência em sustentabilidade em hotelaria e isto à qualificou a concorrer ao referido prêmio sagrando se vencedora 

Exemplos de Boas Práticas na Pousada Piuval 
Tratamento de esgoto, 
Aproveitamento de água de chuva, 
Coleta e tratamento de água de chuveiro e torneiras, 
Redução dos gastos de água, uso de energia solar,
Redução dos gastos com o uso de energia solar 

Gestão sustentável:

1) A preservação do meio-ambiente, da cultura e patrimônio da comunidade local e em especial os pantaneiros, sempre respeitando a legislação vigente;

2) A satisfação das necessidades e segurança dos clientes e colaboradores;

3) O comprometimento com sua melhoria contínua;

4) A implementação dessa política de forma documentadas e divulgada a todos os interessados visando seu conhecimento e entendimento

Praticando essas ações sustentáveis, juntos estaremos contribuindo para um mundo melhor.

Princípios da Sustentabilidade:
• Respeitar a legislação vigente
O turismo deve respeitar a legislação vigente em todos os níveis no país e as convenções internacionais de que o país é signatário.
• Garantir os direitos das populações locais
O turismo deve buscar e promover mecanismos e ações de responsabilidade social, ambiental e de equidade econômica, inclusive a defesa dos direitos humanos e de uso da terra, mantendo ou ampliando, a médio e longo prazos, a dignidade dos trabalhadores e comunidades envolvidas.
• Conservar o ambiente natural e sua biodiversidade
Em todas as fases de implantação e operação, o turismo deve adotar práticas de mínimo impacto sobre o ambiente natural, monitorando e mitigando efetivamente os impactos, de forma a contribuir para a manutenção das dinâmicas e processos naturais em seus aspectos paisagísticos, físicos e biológicos, considerando o contexto social e econômico existente.
• Considerar o patrimônio cultural e valores locais
O turismo deve reconhecer e respeitar o patrimônio histórico-cultural das regiões e localidades receptoras e ser planejado, implementado e gerenciado em harmonia com as tradições e valores culturais, colaborando para seu desenvolvimento.
• Estimular o desenvolvimento social e econômico dos destinos turísticos
O turismo deve contribuir para o fortalecimento das economias locais, a qualificação das pessoas, a geração crescente de trabalho, emprego e renda e o fomento da capacidade local de desenvolver empreendimentos turísticos.
• Garantir a qualidade dos produtos, processos e atitudes
O turismo deve avaliar a satisfação do turista e verificar a adoção de padrões de higiene, segurança, informação, educação ambiental e atendimento estabelecidos, documentados, divulgados e reconhecidos.
• Estabelecer o planejamento e a gestão responsáveis.

O turismo deve estabelecer procedimentos éticos de negócio, visando engajar a responsabilidade social, econômica e ambiental de todos os integrantes da atividade, incrementando o comprometimento do seu pessoal, fornecedores e turistas, em assuntos de sustentabilidade, desde a elaboração de sua missão, objetivos, estratégias, metas, planos e processos de gestão.

Fonte: ABNT NBR 15.401-2006

Geraldo Donizeti Lucio
Economista
Especialista em Turismo Rural 
Agente Técnico da Secretaria Adjunta de Turismo - MT

3 comentários:

  1. Parabéns Geraldo excelente trabalho de divulgação junto aos pontos turísticos e empreendimentos deste seguimento

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de sua indicação para visitar a pousada Piuval lá é tudo muito lindo e um excelente hospitalidade!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de sua indicação para visitar a pousada Piuval lá é tudo muito lindo e um excelente hospitalidade!

    ResponderExcluir