11 de maio de 2017

SEADTUR, UNISOL, PRONATUR e UFMT, participam de visita Técnica no Roteiro Turístico do Salobão e.Sela Dourada em Nobres.

A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas em pé, árvore, planta, atividades ao ar livre e natureza
Equipe da Visita Técnica em Nobres - Salobão e Sela Dourada 

A SEADTUR, UNISOL BRASIL, UFMT, PRONATUR, participaram no sábado, dia 06 de maio, de uma visita técnica ao Roteiro Salobão, e Sela Dourada , com a finalidade de dar continuidade aos trabalhos iniciados de formatação de um Roteiro turístico naquela região.

O evento foi coordenado pelo Instituto Nobres Vozes - INNOVO, iniciou com um café da manhã, algumas falas orientativa e visitas no Rio Cuiabá e Rio Manso, Cachoeira do Tucum, várias propriedades potencias, uma parada para o almoço visita no Lago Salobão e encerramento

Dentre os potenciais turísticos estão a riqueza da fauna e da flora, a Lagoa Salobão, passeio de barco, trilhas, mergulhos com cilindro, pesca turística, agricultura familiar.

Participaram também da visita a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, a ONG INNOVO e a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. A intenção é consolidar um pólo turístico no entorno da cidade sede, Nobres.

A visita técnica contou com a presença marcante do prefeito de Nobres Leocir Hanel que fez todo roteiro proposto levando consigo a sua equipe composta pelo Secretário de Turismo Daniel, secretári de obras e outros, Segundo o vereador Gida Ferreira esta foi a primeira vez que a comunidade tem a presença de um prefeito por tanto tempo junto deles (o prefeito caminhou por trilhas, conversou com os agricultores, almoçou conosco) isto é inédito disse Gida.

Geraldo Lúcio técnico da SEADTUR  e representante da UNISOL Brasil  no Estado, disse que  por várias vezes esteve na comunidade, realizando  visitas e reuniões, via  Projeto Bases de Serviços e Rede Solidária - MT da Unisol Brasil e que realmente alí existe uma grande potencialidade para o desenvolvimento do Turismo Rural, Ecoturismo, Turismo Cultural, Turismo  Gastronômico  e Turismo Aventura.

Já  Diego Augusto Coordenador de Pesquisas da SEADTUR, disse que  a Secretaria tem realizado projetos e atividades no município e que esta iniciativa vem de encontro com as políticas de desenvolvimento do turismo no Estado que é a formatação e criação de novos produtos. 

Segundo os coordenadores desta iniciativa Srs. Jefferson Borralho do Instituto Nobres Vozes e o Vereador Gida Ferreira, este processo vem se arrastando desde o ano de 2006, na FIT Pantanal, no evento paralelo denominada "Conversa Solidária" foi demandada esta visita e conseguimos agregar na ideia vários parceiros que alí estavam e estão aqui presentes disse Borralho.

O Secretário de Turismo de Nobres Daniel Martins, esteve na visita técnica acompanhado com alunos de Marketing da UNIVAG e com o construtor da maior ponte móvel do mundo que será construída no município Sr, Peralta, Daniel interagiu com a comunidade e se colocou a disposição para viabilizar o projeto.

O Prefeito municipal de Nobres Leocir Hanel na sua fala de encerramento das atividades, colocou a prefeitura a disposição para apoiar o projeto, irá fazer um termo de cooperação com a Associação de Agricultores Familiar da Sela Dourada para pequenas infra-estruturas de melhorias de acesso aos empreendimentos e levou consigo uma relação de  piloteiros que reivindicaram um curso de capacitação e habilitação em pilotagem.

Vários tem sido os parceiros desde então incluindo a UNEMAT e SEADTUR, hoje com os presentes o objetivo é de de fazer uma visita de visibilidade e reconhecimento da região, para posteriormente se fazer um levantamento detalhado, planejamento, formatação, comercialização, promoção, sobretudo com  desenvolvimento sustentável do Roteiro Circuito Salobão, na comunidade rural tradicional Sela Dourada), finalisa Jefferson Borralho.

Abaixo, fotos da visita
Jefferson Borralho e Geraldo Lúcio

Diego Augusto e o Prefeito de Nobres 

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé, atividades ao ar livre e natureza
Diego Augusto, Luciano, Geraldo Lúcio e Ferdinando Filheto.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e atividades ao ar livre
 VISITA TÉCNICA EM NOBRES 
Uma programação de estruturação do Turismo. 
Com a presença do prefeito municipal 
 Sec. Turismo Municipal de Nobres
Sec. Municipal de Obras


FALA DO VEREADOR Gida Ferreira.
Hoje foi um dia especial para a comunidade Sela Dourada,damos o Ponta pé inicial de formatação dos potencias turísticos que serão desenvolvidas em breve,esteve presente representantes da Ufmt,Sedtur,Pronatur,INNOVO,Unisol Brasil,Sec Municipal de Turismo,Prefeito municipal,Sec infra estrutura,Impressa e moradores futuros empreendedores.

Um sonho que está se tornando realidade, vibra Gida Ferreira !!!


PARTICIPAÇÃO
INNOVO. 
PRONATUR.
SEDTUR. 
UNISOL BRASIL.
UFMT
Vereador Gida Ferreira
Vários Agricultores Familiar e futuros empresários de turismo

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, atividades ao ar livre, natureza e água


A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e chapéu

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé




Nenhum comentário:

Postar um comentário