20 de maio de 2017

TURISMO RURAL NA HUNGRIA – É TÃO CALMO…


I

Fonte : http://br.gotohungary.com/turismo-rural-na-hungria

Após a agitação de uma grande cidade, é ótima a sensação de respirar profundamente um ar puro e curtir o silêncio (ou os sons dos pássaros, para ser mais exato). O turismo rural oferece tudo isto e muito mais: uma espiada no mundo de tradições rurais e crenças caseiras, acompanhada de deliciosas refeições Húngaras.

Deixe a cidade para trás e um mundo mágico te dará as boas vindas. De exuberante flora e de fauna emocionante, sabores caseiros acompanhados por um gole de um bom vinho, complexas tradições e crenças – deixe os nativos pegarem sua mão e o guiarem pelo mundo deles. O turismo rural tem sido muito procurado na Europa Ocidental ao longo dos últimos anos e está ganhando popularidade também na Hungria com uma velocidade incrível, onde cada vez mais antigas casas camponesas são renovadas (enquanto mantêm suas características tradicionais, é claro) para a alegria dos habitantes das cidades à procura de uma experiência rural. Inúmeras pequenas casas de vilarejos oferecem hospedagem por todo o país – a melhor (e certamente mais autêntica) maneira para conhecer a rica cultura rural da Hungria.

Você quer algo natural nas suas férias? Sem problemas – cada vez mais fazendas orgânicas oferecem hospedagem. Onde as suaves encostas do sul de Zselic e do oeste de Mecsek se encontram, você irá conhecer o Ecoparque de Bükkösd com muitas hospedarias que abrem durante todo o ano (www.okobukkosd.hu). Os arredores chamam por longas caminhadas ao ar fresco, porém os locais podem levá-lo para caçar e também para cavalgar. A fazenda possui muitos animais domésticos dos indígenas húngaros (eis a sua chance de se familiarizar com o famoso gado cinza húngaro, o porco mangalitsa e as ovelhas racka), bem como caças - confira o veado-vermelho, o gamo, o muflão! Felsőszenterzsébet é um pequenino vilarejo ao final de Őrség, com apenas 15 habitantes, onde você irá encontrar a fazenda orgânica Ózon. Veja o dia a dia no funcionamento da fazenda, as cabras, as ovelhas, o gado e as aves e experimente os queijos estritamente orgânicos feitos em casa, bem como os vegetais e as frutas caseiras (www.biofarm.uw.hu).

Outra opção para conhecer esta terra e seu povo é visitando as vinícolas no interior. Afinal, qual é a melhor maneira de passar suas férias senão com um copo do celestial néctar Húngaro? Você irá encontrar acomodações confortáveis nos numerosos vilarejos, dê uma olhada em www.falusiturizmus.eu para uma lista completa das opções. Os vinhos da região de Balaton têm suas próprias características. Sente-se em frente a uma das adegas locais e todos os seus sentidos serão encantados com deliciosos sabores e vistas magníficas das montanhas e do lago, deixando o todo stress de lado. Comece relaxando em Tokaj – degustar os vinhos enquanto você se maravilha com a beleza da pequena cidade e seus arredores é um remédio para o seu corpo e alma.

Para uma verdadeira experiência natural Húngara, vá para Hortobágy. A maior área protegida da Hungria (e a maior pastagem natural da Europa) é o lugar para localizar alguns animais que você provavelmente nunca viu antes, como o famoso gado cinza húngaro e a ovelha racka. Hortobágy é dotada de pequenos vilarejos e fazendas que também oferecem hospedagem. Escolha uma fazenda onde você possa ter um animal de estimação. Uma vez aqui, esteja certo em visitar Máta Stud, o centro de criação de cavalos mais significativo da Hungria, com 250 cavalos (www.hortobagy.eu). A cerâmica é uma parte importante da cultura popular húngara, então vá a um dos vilarejos com séculos de tradição em fazer cerâmica e você certamente não irá para casa de mãos vazias. Vilarejos de cerâmica podem ser encontrados por toda Őrség e pela Grande Planície (chamada na Hungria de Alföld) e oferecem belos objetos do simples ao ornamentado, do branco ao tradicional preto. Você pode até tentar fazê-lo em um workshop oferecido em uma das casas de cerâmica.

Você quer ter a certeza de ver apenas o melhor dos melhores? Eis o nosso top 10 dos vilarejos mais belos da Hungria. Hollókő é o lugar que você não deve perder de forma alguma. Votado (várias vezes) em pesquisas públicas como o vilarejo mais belo, o assentamento irá levá-lo a centenas de anos de volta no tempo. Para uma maravilhosa vista do Lago Balaton, vá para Tihany e veja se o famoso eco continua trabalhando. Szigliget foi construída sobre uma série de montanhas vulcânicas – suba e confira as ruínas do castelo. Se você está mirando ainda mais alto, vá para Mátraszentimre; localizado a uma altura de 835m, é a terra mais próxima dos céus. Apenas pelo Lago Tisza você encontrará Poroszló – seu ponto de partida para sua pesca diária ou viagem de barco. Őriszentpéter é considerada como a capital da região de Őrség e também o lugar para ficar caso queira conhecer o Parque Nacional de Őrség e algumas simpáticas casas de campo renovadas. Villánykövesd é o lugar para celebrar a sua bebida favorita durante o festival anual de cantar e beber. Não perca o sistema de adegas de dois andares também. O vilarejo de Noszvaj não poderia ter encontrado melhor localização ao extremo sul do Parque Nacional de Bükk, ao pé da colina do castelo, no vale do riacho de Kánya. E que arquitetura intrigante que ele tem – não perca o Castelo De la Motte construído ao estilo de Zopf. O assentamento de Hortobágy é bem conhecido por ser chamado de ponte de nove buracos, a ponte mais longa da Europa Central que serve como uma estrada. Szilvásvárad é localizada ao pé das montanhas de Bükk e é uma verdadeira jóia para os amantes da natureza. Confira a cachoeira de água mineral de Veil e a selva de árvores de faia de até 200 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário