23 de maio de 2017

Município de Dom Aquino - MT e as Potencialidades Turísticas


 Foto Praça - Emanuel Pinheiro de Dom aquino
 Foto Fontes de Águas Termais de Dom Aquino
 Foto Morro do Índio em Dom Aquino
Foto do Meio Rural de Dom Aquino

Resultado de imagem para FOTOS VALE DO SÃO LOURENÇO MT
Foto de Cachoeira  de Dom Aquino


Dom Aquino
Dom Aquino é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 15º48'38" sul e a uma longitude 54º 55' 04" oeste, estando a uma altitude de 283 metros. Sua população estimada no começo de 2007 era de 8.264 habitantes segundo dados do IBGE

História
Por volta de 1920garimpeiros procedentes de Poxoréu abriram garimpos em Pombas, Cel. Ponce e iniciaram a povoação do atual município de Dom Aquino. A primeira denominação da localidade foi Mutum. O nome é derivado da grande quantidade de pássaros galiformes da família dos cracídeos, os mutuns. O nome foi primeiramente dado a um córrego e depois ao povoado.

O município de Mutum foi criado pela Lei Estadual nº 1.196, de 22 de dezembro de 1958. Com esta denominação passou à história mato-grossense. A Lei Estadual nº 2.492, de 24 de setembro de 1965, de autoria do deputado Walderson Coelho, determinou a alteração do nome do município de Mutum para Dom Aquino. Alguns segmentos da sociedade local relutaram na troca do nome. Afinal, desde o surgimento do primeiro núcleo de povoamento, a localidade teve o nome de Mutum. Com o tempo a comunidade passou a aceitar o novo termo.

Origem do nome
O nome da cidade é homenagem a D. Francisco de Aquino Correia, que foi Arcebispo de Cuiabá. Aos 32 anos conquistou o governo do estado de Mato Grosso - então província, na qual dirigiu de 1918 a 1922. Dom Aquino nasceu em Cuiabá em 1885 e faleceu em 1956, e foi o único mato-grossense a compor o quadro da Academia Brasileira de Letras, graças aos inúmeros livros que escreveu. Foi também um dos principais incentivadores à fundação da Academia Mato-grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Leia mais sobre Dom Aquino Corrêa, sua bibliografia. Ao homenagiar Dom Aquino com o nome do município, Walderson Coelho levou em consideração o currículo do religioso, e também fundamnetou sua propositura no fato de haver em Minas Gerais, na região do Vale do Rio Doce, cidade com o nome de Mutum.


Peculiaridades
O primeiro Telégrafo do Estado de Mato Grosso foi edificado pelo Marechal Rondon na cidade de Dom Aquino, mais precisamente no Ditrito de Coronel Ponce.


Realidades e Potencialidades:

Realidades:
Atividades econômicas: extrativismo palmito, água mineral, produção agrícola de cana de açúcar, soja, algodão, milho, arroz, banana, coco da bahia; atividade pecuária leiteira, indústria alimentícia e outras atividades em menor escala.

Potencialidades
 O município, desde o ano de 1998,  apresenta o turismo como potencialidade de  alternativa sócio, econômica e ambiental, quando  na ocasião a TURIMAT - hoje SEADTUR, realizou eventos de capacitação, inventário e diagnóstico, no então projeto denominado "Brigada de Qualidade", mais adiante já no ano de 2002, o SEBRAE realizou o mesmo processo originando um Inventário completo que também apontou as potencialidades econômicas do município e novamente o turismo volta a ser apontado como potencial.

No ano de 2008, no encontro da mulher rural, o tema foi Turismo Rural como oportunidade de negócios, eu (Geraldo Lúcio) estive ministrando a palestra junto as mulheres e comunidade, a convite da EMPAER - MT.

No  23 e 24 de abril de 2011, o Colégio Dom Aquino, na Liderança da diretora Lurdinha, realizou  a 1ª Festa do Milho, e no enveto o tema Turismo Rural na Agricultura Familiar volta a ser discutido,  creio que desta vez toda esta discussão, que já vinha desde 1998 irá dar um salto para uma realidade que é o desenvolvimento do Turismo Rural neste município com muita belezas naturais, com vários agricultores em assentamentos, agricultores tradicionais e agricultura moderna.

O município de Dom Aquino, juntamente com os municípios de Campo Verde, Juscimeira, Jaciara e São Pedro da Cipa, deverão compor um Circuito Turístico denominado "Vale do São Lourenço" (Águas Naturais e Termais) onde cada um dos municípios citados deverá o apresentar aos turistas os seus produtos formatados dentro de suas especificidades.


  • Jaciara - Turismo de Aventura, Turismo Rural, Turismo de Lazer
  • Juscimeira - Turismo de Saúde (Águas Termais) e Turismo Rural
  • Dom Aquino - Turismo de Lazer, Rural, Cultural e Aventura
  • Campo Verde - Turismo de Eventos e Negócios, Turismo Rural Tecnológico, Turismo Cultural
  • São Pedro da Cipa - Artesanato, agroindústria,  apoio turístico.

Elaboração: Geraldo Lúcio
Fontes: Escola Dom Aquino, EMPAER, Prefeitura Municipal de Dom Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário