22 de maio de 2017

Alta Floresta Mato Grosso - Brasil

Conheça um pouco sobre o município de Alta Floresta Mato Grosso - Brasil

No início da década de 70, durante a intensa atividade seringueira na Amazônia, o empresário Ariosto da Riva adquiriu uma grande área no norte de Mato Grosso, com a intenção de instalar um novo projeto de colonização.

Abrir caminhos no meio da floresta tropical foi uma árdua missão, porém, em um processo arrojado e com a força e determinação de famílias vindas em sua maioria do sul do País, no dia 19 de maio de 1976 fundou-se a município de Alta Floresta com o propósito de ter uma economia baseada na agricultura. A emancipação político-administrativa se deu em 18 de Dezembro de 1979.

No entanto, com a febre do ouro, nos anos 80, a economia do município volta-se para a atividade garimpeira, sofrendo um grande revés com a posterior queda do valor do metal.

Atualmente, a comunidade, através de seus segmentos organizados, as instituições públicas e outras lideranças, buscam alternativas para a consolidação econômica do município, retomando-se a agricultura, a pecuária e o desenvolvimento do turismo.

Geografia
O município de Alta Floresta possui uma área de 8 947,07 km² e está localizado no extremo norte do estado de Mato Grosso, a 830 km da capital do estado, Cuiabá. Contava, em 2008, com uma população estimada em 77 236 habitantes. Fica a 283 metros de altitude.

O relevo do município pode ser dividido em quatro unidades geomorfológicas:Depressão;

Interplanáltica da Amazônia Meridional;
Planaltos dos Apiacás-Sucunrudi;
Planalto Dissecado da Amazônia;
Planaltos Residuais do Norte de Mato Grosso.

O quadro florístico no município de Alta Floresta, fundamentalmente, é constituído por Floresta ombrófila aberta e densa, Floresta estacional e Cerrado.

Hidrografia
Rio Apiacás
Rio Teles Pires ou Rio São Manuel
Rio Carlinda
Rio Santa Helena
Rio Cristalino

Clima Tropical chuvoso, com duas estações bem definidas: verão chuvoso e inverno seco. Temperaturas entre 20° a 38 °C, tendo em média 26°C. Com o clima quente e úmido tendo quatro meses secos, sua principal característica são as elevadas temperaturas podendo chegar a 40°C nos dias mais quentes, nos meses chuvosos sua pluviosidade pode atingir médias muito elevadas, algumas vezes superiores a 2 750mm.

O solo predominante é o grupo de Podzólico (Amarelo e Vermelho-Amarelo), e em pequenos percentuais, Latossolos e Hidromórficos. De modo geral são solos de baixa fertilidade de macro e micro nutrientes, com baixo teor de fósforo e médio teores de potássio, cálcio magnésio e matéria orgânica. Assim os solos necessitam de fertilização, para incrementar a produtividade agropecuária.

A flora do município é constituída por Floresta ombrófila aberta e densa que é a mais predominante, as outras são Floresta estacional e Savana.

Topografia
Levemente plana: 55%
Plana: 30%
Ondulada: 10%
Montanhosa: 0,5%

Transporte
Rodovias – MT-208

Aeroporto
O aeroporto de Alta Floresta possui a maior pista do Mato Grosso e terceira maior da região Centro-Oeste, com 2500 metros de comprimento, tendo condições de receber aeronaves de grande porte

Fonte: Site de Alta Floresta

Nenhum comentário:

Postar um comentário