15 de abril de 2017

FIT PANTANAL 2017, terá a presença do Presidente Nacional da UNISOL Brasil.


Leonardo Pinheiro presidente da UNISOL Brasil.

Nos dia 20 e 21 de abril, o presidente da UNISOL Brasil Leonardo Pinho estará participando da FIT PANTANAL 2017.

Leonardo pretende conhecer as atividades de Economia Solidária que são desenvolvidos no Estado de Mato Grosso e a FIT PANTANAL 2017 será uma vitrine para apresentar para o presidente da UNISOL, os projetos de agricultura familiar, artesanato, turismo rural, gastronomia, meio ambiente, catadores que tem o foco voltado para o setor da Economia Solidária. O atual governo do Estado de Mato Grosso instalou o Conselho Estadual de Economia Solidária sobre a liderança da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar, mas este setor tem sido desenvolvido no Estado desde os anos 2012/2013.

Além de conhecer a Feira, Leonardo irá visitar alguns empreendimentos solidários na Baixada Cuiabana.  além de participar de  uma reunião que será realizado com  alguns atores locais, simpatizantes e líderes da Economia Solidária de Mato Grosso.

Está reunião está prevista para ser realizada em dia e horário a ser definida, no Centro de Eventos do Pantanal por ocasião da FIT PANTANAL que estará acontecendo nos dias 20 às 23 de Abril das 13 às 22 horas.

A UNISOL Brasil, tem a missão de cuidar de todas as dimensões da vida no meio rural. Ela envolve proprietário, meeiro, parceiro ou posseiro, assentado da reforma agrária, quilombola, extrativista, indígena, ribeirinho, faxinalense e pescador artesanal, entre outros, que residem, autogerem e trabalham a terra e obtêm a maior parte da renda da atividade rural.

Eles podem se organizar formal ou informalmente, não usam transgênicos e têm a agroecologia como meta. Não devem possuir área maior que os determinados regionalmente, por meio dos módulos rurais como pequena propriedade.

A partir do ano de 2012 a unisol passou a trabalhar Setorial Turismo e Economia Solidaria, sobretudo o Turismo Rural.

A UNISOL Brasil tem desenvolvido atividades em Mato Grosso, no Território da Baixada Cuiabana desde o ano de 2013, iniciando com o Brases de Serviços e posteriormente REDE SMT Rede Solidária - MT.

O representante da UNISOL Brasil em Mato Grosso é o Geraldo Donizeti Lucio, agente técnico da EMPAER, à disposição da SEADTUR, o Projeto REDE SMT tem sido desenvolvido pelo INSTITUTO PRONATUR, em convênio com a UNISOL.

A UNISOL Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) é uma associação civil com fins não econômicos, de âmbito nacional, de natureza democrática, cujos fundamentos são o compromisso com a defesa dos reais interesses da classe trabalhadora, a melhoria das condições de vida e de trabalho das pessoas, a eficiência econômica e o engajamento no processo de transformação da sociedade brasileira com base nos valores da democracia e da justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário