19 de abril de 2017

Feira Internacional do Turismo do Pantanal dá espaço à Economia Solidária




FONTE : http://www.unisolbrasil.org.br/noticias/

De 20 a 23 de abril acontece a segunda edição da Feira Internacional do Turismo (FIT) Pantanal, na cidade de Cuiabá, em Mato Grosso. O ano de 2017 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas como o ano internacional do turismo sustentável para o desenvolvimento.

E a FIT Pantanal dará ênfase a esse tema, abordando uma visão de desenvolvimento sustentável para as regiões do Pantanal, Cerrado, Amazônia Mato-grossense e Araguaia, e revelando manifestações artísticas e culturais, moda, produtos de agricultura familiar, artesanato e gastronomia. Haverá exposição e comercialização de produtos, bem como a apresentação dos potenciais desses segmentos para fomentar o turismo sustentável gerando inclusão social e renda.

O evento será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e é promovido pelo Sindicato das Empresas de Turismo do Mato Grosso em parceria com o Governo do Estado. São esperadas mais de cem mil pessoas.

O presidente da UNISOL Brasil, Leo Pinho, participará da FIT para conhecer as atividades da Economia Solidária desenvolvidas no estado do Mato Grosso. Pinho visitará também empreendimentos localizados na Baixada Cuiabana e participará de uma reunião com atores locais da Economia Solidária. O estado do Mato Grosso conta com um Conselho Estadual de Economia Solidária, liderado pela Secretaria Estadual da Agricultura Familiar.

“O turismo rural e o ecoturismo são importantes alternativas para a valorização e o fortalecimento da agricultura familiar e da Economia Solidária como estratégia de desenvolvimento. Vamos participar da FIT Pantanal para ampliar nosso conhecimento no setor, realizar parcerias e projetos na área”, define Pinho.

A UNISOL Brasil desenvolve atividades em Mato Grosso, no território da Baixada Cuiabana, desde 2013. A agenda durante a FIT foi articulada por Geraldo Donizeti Lucio, representante da UNISOL no local, técnico da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER) cedido para a SEADTUR e um dos coordenadores do Projeto Redes em Mato Grosso, desenvolvido pelo Instituto Pronatur em convênio com a UNISOL.

O Projeto Redes envolve hoje oito municípios do estado e 16 empreendimentos que atuam nas áreas de turismo rural, pesca, extrativismo, artesanato, agricultura e agroindústria. O trabalho inclui elaboração e aplicação de planos de negócio, ações de comunicação, estruturação permanente da Rede, ampliação de oportunidades de negócios e parcerias, oficinas, visitas e consultorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário