1 de abril de 2017

Caminhada na Natureza - Travessia do Morro de São Jerônimo - Cuiaba - Mato Grosso - mais uma opção de produto turístico



O turismo rural e com base comunitaria será explorado na região com a participação de toda a comunidade, com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que formatou um o Circuito – Travessia do Parque ou Travessia do Morro.

A Natura Ekos construiu na comunidade um centro múltiplo uso, que já está sendo utilizado para realização de várias atividades como cursos de qualificação, festas culturais, ações educacionais, de meio ambiente e também o receptivo turístico a todos os caminhantes.

O nome Morro de São Jerônimo tem origem nos bandeirantes paulistas que acamparam naquela região nos idos de 1718. 

Segundo a história, as bandeiras chefiadas por Antonio Pires de Campos e a bandeira chefiada por Bartolomeu Bueno se encontraram na região e se esconderam juntos de uma tempestade no sopé do morro. Clamavam por São Jerônimo e Santa Bárbara.

O nome indígenaé BOKODORIRI e tem origem bororo. O significado tem a ver com o animal Tatu Canastra.

Olhando bem de longe, da planície, e dependendo do ponto de onde esteja observando, é possível ver perfeitamente o tatu no alto dos paredões. Para os nativos da planície o nome é apenas 'a pedra'.

No alto do Morro de São Jerônimo é possível encontrar pequenas hematitas, rochas bastante ricas de minério de ferro. Com o tempo estas pedras adquirem um brilho reluzente como se fossem polidas. Em muitas destas pedras estão gravadas a impressão de uma concha marinha. São fósseis de um tempo remoto e fazem parte da camada rochosa superior chamada Ponta Grossa.

Para quem gosta de caminhadas na natureza, o trajeto ao Morro de São Jerônimo é um dos mais ricos e impressionantes em paisagem natural do estado, porém com alto grau de dificuldade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário