28 de março de 2017

CASTANHA DO BRASIL PRODUTO DO EXTRATIVISMO DA AMAZÔNIA - MATOGROSSENSE- ALTA FLORESTA PRESENÇA CONFIRMADA DA FEIRA INTERNACIONAL DO PANTANAL - 2017.


Geraldo Lucio da SEADTUR e Sr. Albino de Alta Floresta.

CASTANHA DO BRASIL DE ALTA FLORESTA COM AGREGAÇÃO DE VALORES – ESTARÁ NA FIT DO PANTANAL 2017 

A castanha do Brasil, pretende ser um destaque no Espaço de Exposição e Vendas de Produtos da Agricultura Familiar por ocasião da realização da Feira Internacional do Turismo do Pantanal – FIT Pantana – 2017. O evento acontecerá no Centro de Eventos do Pantanal nos dias 20 à 23 de abril de 2017.
A sede da indústria de beneficiamento da Castanha do Brasil – Cooperativa CECAB , fica localizada no município de Alta Floresta, que é administrada pelo Sr. Albino dos Santos Filho e que trabalha com a sua família, os produtos são oriundos de extrativismo.
A atividade ganha posicionamento no mercado a cada dia e possibilita às pessoas que estão inseridas no processo de coleta e beneficiamento do produto, emprego, renda e a integração da agricultura familiar ao turismo brasileiro.
A Cooperativa dos Agricultores Ecológicos do Território Portal da Amazônia beneficia esta matéria-prima da região da Amazônia Mato-grossense, trata-se de produtos que tem tido excelente aceitação no mercado.
Segundo Sr. Albino o que traz um grande diferencial nesses produtos, além do fato de serem orgânicos, é que os agricultores participam de todo o processo de produção, desde a coleta ou colheita até o empacotamento. Os produtos já saem do núcleo de produção prontos para o mercado e dentro do equilíbrio ecológico.
Além dos produtos que estão no mercado de Cuiabá, como a castanha in’natura temperada, outros tem aparecido como inovação é o caso do “Pé de Moça”, já que o Pé de Moleque é feito de amendoim, este é feito de castanha, comenta o Sr Albino dando suas risadas peculiares.
Com sabores de alho, orégano, cebola, defumada, picante, alho e cebola, ‘in natura’, ‘in natura’ triturada, a castanha do Brasil ganhou inovações para, conforme afirma o presidente da Cecab, Albino dos Santos Filho, que tem como desafio trazer mais valor a um produto que gera sustento a centenas de famílias da região de Alta Floresta. 
O desafio da Cooperativa agora é consolidar o mercado interno brasileiro, com a expansão de pontos de distribuição em grandes cidades, como São Paulo, e no exterior.
A Cecab está apresentando as inovações criadas pra agregar valor a um dos produtos símbolo da Amazônia, a castanha do Brasil. 
Ao demonstrar os produtos ao público, o Sr. Albino sempre faz questão de explicar todo o processo de coleta, seleção, tratamento da castanha e embalagem.
Já as castanhas que não estão próprias para consumo, a cooperativa aproveita na produção de ração para peixes e pássaros. 
A FIT Pantanal será uma grande vitrine para a Castanha do Brasil que pretende também que o extrativismo faz parte da economia de Mato Grosso, comenta Sr. Albino.



CurtirMostrar mais reaçõesComentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário