12 de outubro de 2016

3ª Festa da Jabuticaba reúne mais de mil pessoas em Mirassol D’Oeste


No último domingo (09/10) foi realizada a 3ª Festa da Jabuticaba em Mirassol D’Oeste. Com o apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), o evento aconteceu no Balneário Jaboticabal, propriedade do produtor rural Helio Martino, e contou com a participação de mais de mil pessoas, entre turistas e produtores da região. 

Com o objetivo de incentivar o turismo rural no município e a diversificação de renda das famílias rurais através da comercialização da fruta e de seus produtos, o evento levou ao público participante informações sobre a jabuticaba e seus diversos derivados, como geleias, licores e bolos. Durante a Festa, além de conferir de perto a produção da propriedade, o público participou de gincanas e realizou diversas atividades de lazer no balneário. 

Laurentino Martino, produtor rural de Mirassol D’Oeste e pai de Helio, conta que no ano de 1979, juntamente com seu irmão, trouxe de São Paulo para Mato Grosso aproximadamente 100 mudas de jabuticaba, das variedades Sabará Paulistana e Sabará Precoce. A finalidade era a comercialização da fruta, pois havia certa deficiência de produção na região. Ao longo dos anos, Laurentino e sua família adquiriram mais mudas e a propriedade conta hoje com 800 pés de jabuticaba. “A comercialização é feita nos municípios de Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga e Cáceres, onde vendemos aproximadamente 2.000 litros por semana. Também fazemos vinho e geleia de jabuticaba”, explica Laurentino. Segundo ele, a previsão de colheita para esse ano é de 30 mil litros. 

Para diversificar ainda mais sua fonte de renda, a família Martino passou a investir também em turismo rural na propriedade. Aproveitando a qualidade da água disponível no local, Helio inaugurou, em 2012, o Balneário Jaboticabal, que conta com diversas piscinas. O local recebe diariamente vários frequentadores do município e de cidades vizinhas em busca de lazer e diversão. Helio afirma que a Empaer foi uma grande parceira nessa etapa. “Com a linha de crédito do PRONAF Mais Alimentos, obtida com projeto elaborado pela equipe técnica da Empaer, comprei um trator que utilizo nos diversos trabalhos da propriedade”, afirma. 

O produtor conta ainda que em 2013 ele e sua esposa participaram de uma excursão técnica organizada pela Empaer para a cidade de Juscimeira, com o objetivo de prestigiar a 26ª Festival de Jabuticaba. “A partir daquele momento, buscamos mais informações a respeito do evento e decidimos, com muito entusiasmo, realizar o 1º Festival da Jabuticaba de Mirassol D’Oeste, em 2014”, explica. Devido ao sucesso da primeira e da segunda edição, os agricultores realizaram em 2016 a terceira edição do Festival, sempre contando com as orientações e o apoio da Empaer. 

Os vencedores da Gincana do 3º Festival da Jabuticaba de Mirassol D’Oeste foram: 
Categoria: Encontrar Maior Jabuticaba 
1º lugar: Pedro Gonçalves Moreira (2,85 cm) 
2º lugar: Lucimar Pereira dos Santos (2,80 cm) 
Categoria: Quem Colhe Mais Jabuticabas (Em 3 Minutos) 
1º lugar: Ailton Rodrigues de Melo (44 unidades) 
2º lugar: Ailton Antônio Nogueira 
Categoria: Quem Chupa Mais Jabuticabas (Em 40 Segundos) 
1º lugar: Pedro Gonçalves Moreira (42 unidades) 
2º lugar: Abimael José da Cruz (24 unidades) 
Categoria: Arremessar Jabuticabas ao Balde (Em 40 Segundos) 
1º lugar: Ailton Rodrigues de Melo (44 unidades) 
2º lugar: Abimael José da Cruz (24 unidades) 
Categoria: Dança da Jabuticaba 
1º lugar: Gilmar Reino de Souza e Marcelli do Nascimento (Mirassol D’Oeste) 
2º lugar: Cícero Rodrigues de Souza e Daniela Souza Pereira (Pontes e Lacerda) 



Fonte: Sônia Maria Durval Trindade e Lara Jordani (Unicom/Empaer-MT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário